Lula afirma que governo irá anunciar “a maior política de crédito” da história do país
A proposta não deve alterar as regras sobre limites dos créditos consignados para trabalhadores celetistas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista nesta quinta-feira (20), que o governo federal irá anunciar “a maior política de crédito já feita neste país”. O petista não deu detalhes do plano para “não perder a magia”, mas garantiu que o programa será dividido para o pequeno empresário e para o pequeno e médio empreendedor. As falas aconteceram em entrevista à Rádio Tupi FM, do Rio de Janeiro.
Lula anunciou, em janeiro, que o governo planeja criar uma plataforma que permita os bancos e instituições financeiras acessem o perfil de crédito do celetista por meio do eSocial, sistema eletrônico do governo federal que unifica as informações dos trabalhadores do país. A previsão é que o Executivo envie um projeto de lei ao Congresso Nacional ainda este mês, para discutir sobre a pauta.
Leia mais: Bolsonaro diz “cagar para prisão”, em discurso após a denúncia da PGR
A proposta de Lula não deve alterar as regras sobre limites dos créditos consignados para trabalhadores celetistas, que devem permanecer como estão. Atualmente, o teto do salário comprometido com o empréstimo é de 30%, além da possibilidade de usar 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o total da multa recebida por demissão sem justa causa para o pagamento dos débitos, caso o trabalhador seja desligado do emprego.