O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 22 de fevereiro de 2025
Publicidade
Crédito consignado

Lula afirma que governo irá anunciar “a maior política de crédito” da história do país

A proposta não deve alterar as regras sobre limites dos créditos consignados para trabalhadores celetistas

Postado em 20 de fevereiro de 2025 por Thiago Borges
Lula afirma que governo irá anunciar “a maior política de crédito” da história do país
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista nesta quinta-feira (20), que o governo federal irá anunciar “a maior política de crédito já feita neste país”. O petista não deu detalhes do plano para “não perder a magia”, mas garantiu que o programa será dividido para o pequeno empresário e para o pequeno e médio empreendedor. As falas aconteceram em entrevista à Rádio Tupi FM, do Rio de Janeiro.

Lula anunciou, em janeiro, que o governo planeja criar uma plataforma que permita os bancos e instituições financeiras acessem o perfil de crédito do celetista por meio do eSocial, sistema eletrônico do governo federal que unifica as informações dos trabalhadores do país. A previsão é que o Executivo envie um projeto de lei ao Congresso Nacional ainda este mês, para discutir sobre a pauta. 

Leia mais: Bolsonaro diz “cagar para prisão”, em discurso após a denúncia da PGR

A proposta de Lula não deve alterar as regras sobre limites dos créditos consignados para trabalhadores celetistas, que devem permanecer como estão. Atualmente, o teto do salário comprometido com o empréstimo é de 30%, além da possibilidade de usar 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o total da multa recebida por demissão sem justa causa para o pagamento dos débitos, caso o trabalhador seja desligado do emprego.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também