O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Atraso

Senado marca a votação do orçamento de 2025 

Quando o Congresso não aprova o Orçamento em dezembro, o Poder Executivo fica autorizado a realizar apenas despesas essenciais ou obrigatórias 

Postado em 25 de fevereiro de 2025 por Raunner Vinicius Soares
Foto de Capa 2025 02 01T145439.166
Senado Federal. Foto: Divulgação/ Senado

O Senado Federal convoca a reunião para votar o orçamento de 2025, na terça-feira (11) do mês de março, após o Carnaval. As informações são do presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), o deputado federal Júlio Arcoverde (PP). A votação será a partir das 15h. 

Antes dessa data, o relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA), deverá apresentar o relatório final sobre o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. A LOA de 2025 deveria ter sido aprovada no fim do ano passado pelo Congresso, mas questões políticas provocaram atrasos, como a votação da PEC do Corte de Gastos e a exigência de transparência nas emendas parlamentares.  

Leia mais: Decisão das emendas dificulta votação do orçamento de 2025

Quando o Congresso não aprova o Orçamento em dezembro, o Poder Executivo fica autorizado a realizar apenas despesas essenciais ou obrigatórias. Nesta quinta-feira (27), haverá nova reunião entre os Poderes para tratar das emendas de deputados e senadores ao Orçamento federal. O encontro é motivado pela ação movida pelo Psol, que levou o ministro do STF, Flávio Dino, a determinar medidas que assegurem a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também