Ministro e lideranças goianas se reúnem para lançamento de hospital
Unidade em Catalão será referência em atendimento oncológico e materno-infantil

O governador Ronaldo Caiado participou, na última terça-feira (25), de uma cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que viabiliza o início das atividades do Hospital Universitário de Catalão. A solenidade, realizada na própria unidade de saúde, contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, além de representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), da Universidade Federal de Catalão (UFCat) e da prefeitura municipal.
Na cerimônia, Caiado destacou a importância da integração entre ensino e atendimento hospitalar para a qualificação dos profissionais da saúde. “Vincular um hospital de média e alta complexidade a uma universidade do porte da UFCat, que é referência nacional, é um avanço significativo. Teremos monitores, professores e médicos altamente capacitados para cuidar da população e formar especialistas”, afirmou.
Leia mais: Caiado lança pré-campanha para presidente com o desafio de conquistar a direita
O governador também ressaltou que a unidade complementa a regionalização da saúde promovida pelo Estado desde 2019. “Essa iniciativa do ministro Camilo Santana, de credenciar o hospital à UFCat, é fundamental para o desenvolvimento da boa medicina”, pontuou. De acordo com Camilo Santana, a previsão é de que o hospital entre em funcionamento no segundo semestre de 2025. “Esse será um marco importante, pois a unidade atenderá tanto o ensino e a pesquisa quanto a população, sendo integrada ao SUS”, destacou.