O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Meio Ambiente

Goiânia destina local para descarte de lixo eletrônico

A importância do descarte correto dos objetos implica em várias situações sendo, ambiental ou até mesmo na saúde pública

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 5 de março de 2025
Goiânia
Foto: Divulgação

Grande parte da população de Goiânia ainda não recebe informações adequadas sobre o descarte correto de lixo eletrônico. O despejo inadequado pode causar sérios danos ao meio ambiente, contaminando o solo e os recursos hídricos. Para evitar esse problema, a Prefeitura de Goiânia reforça a importância da destinação correta desses materiais e disponibiliza um serviço específico para recebê-los.

A Central de Logística Reversa é o ponto de entrega voluntária para eletroeletrônicos obsoletos ou sem utilidade. Localizada na Rua S-3 com a Avenida T-14, no Setor Bela Vista, a central funciona diariamente, incluindo feriados, das 7h às 22h, sem necessidade de agendamento prévio. No local, são recebidos itens como placas e periféricos de computadores, pilhas e baterias. Atualmente, são coletados cerca de 70 quilos de produtos por dia, podendo chegar a três vezes mais, dependendo da demanda.

Além de garantir que o descarte atenda às regulamentações ambientais, a Central de Logística Reversa promove a sustentabilidade e incentiva a economia circular. O serviço inclui atividades como coleta seletiva, reciclagem e remanufatura, contribuindo para a destinação correta dos materiais e evitando impactos ambientais negativos.

“A iniciativa é uma forma de promover o descarte adequado e também conscientizar a população sobre a importância de não acumular componentes eletrônicos em locais expostos ao sol e à chuva, prevenindo danos e contaminação”, destaca o prefeito Sandro Mabel.

O descarte consciente de eletrônicos é fundamental para reduzir a poluição urbana e pode gerar benefícios sociais e econômicos. Os itens coletados são encaminhados para cooperativas cadastradas na prefeitura, onde podem ser reaproveitados ou reciclados, proporcionando renda para diversas famílias. Dessa forma, Goiânia avança no compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Leia mais: Goiás tem mais de 30 obras inacabadas

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também