Prefeitos goianos ocupam cargos em entidade nacional
Prefeitos de Goiânia e Aparecida passam a ocupar diretoria da Frente Nacional de Prefeitos. Enquanto Mabel assume vice-presidência de Mobilidade, Vilela foi eleito vice-presidente de Infraestrutura
Os prefeitos de Goiânia e Aparecida, Sandro Mabel (União Brasil) e Leandro Vilela (MDB), assumiram papeis de destaque na 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília. No evento que reuniu os gestores das maiores cidades do país, Mabel assumiu a vice-presidência de Mobilidade Urbana da FNP e Vilela foi eleito vice-presidente de Infraestrutura do grupo de prefeitos.
A mobilidade urbana foi uma das principais pautas das promessas de campanha de Mabel. O chefe do Executivo goianiense – que prometeu aumentar a velocidade do trânsito da capital em 30% nos primeiros meses de gestão – já colocou em prática algumas medidas, como a conversão livre à direita, liberação de corredores de ônibus para motociclistas, reprogramação semafórica e a criação do Centro de Controle Operacional (CCO).
“Queremos ampliar a discussão sobre mobilidade com foco nas pessoas. Em Goiânia, estamos investindo em tecnologia para melhorar o tráfego, priorizar o transporte coletivo e dar mais segurança a pedestres e motociclistas”, disse Mabel. O prefeito também explicou que Goiânia, com planejamento técnico e uso de tecnologia, caminha para um “modelo moderno de mobilidade”.
Mabel tratou da atuação da FNP nas melhorias dos municípios brasileiros e como pretende atuar na comissão de Mobilidade Urbana. “Quero fomentar a busca por iniciativas que impactem diretamente a vida dos cidadãos”, pontuou o prefeito. O gestor reforçou que Goiânia está sendo preparada para oferecer um sistema de transporte mais rápido, acessível e eficiente, com ônibus menores circulando nos bairros, sincronização semafórica nos corredores BRT e ações preventivas em áreas de risco, como a Marginal Botafogo.
Já Vilela destacou a importância do encontro da FNP e também de integrar uma das comissões. “Aqui hoje foi sem dúvida, um dia extremamente produtivo, com pautas estratégicas que vão contribuir diretamente para o avanço de Aparecida de Goiânia. E recebo a função de vice-presidente com muita responsabilidade e entusiasmo. A infraestrutura é uma área estratégica para o crescimento dos municípios. E é uma honra representar Aparecida de Goiânia em um espaço tão relevante para o Brasil”, afirmou.
Leia mais: Caiado afirma que Goiás é exemplo em avanço de livre mercado
FNP
Fundada em 1989, a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos no exercício de seus mandatos. Reúne todas as capitais e os municípios com mais de 80 mil habitantes. Com tendência crescente, são 415 médias e grandes cidades, onde vivem 61% dos brasileiros e se produzem 74% do Produto Interno Bruto (PIB) do país – dados de 2021. A entidade é estruturada com diretoria executiva, vice-presidências temáticas, por faixa populacional, estaduais e um conselho fiscal.
Durante a reunião na capital federal, foram abordados temas de amplo interesse municipalista, como os impactos da Reforma Tributária, a atuação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), segurança pública, riscos fiscais, inclusão socioprodutiva, parcerias com instituições como Banco do Brasil, Caixa e Sebrae, além de mobilidade urbana, prevenção de desastres e adaptação climática. A reunião contou ainda com a presença de autoridades nacionais como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). (Especial para O Hoje)