Grupo articula chapa governista com Daniel, Gracinha, Vanderlan e Adib
Ex-prefeito de Catalão e hoje secretário de Infraestrutura é cotado para candidato a vice-governador
Um grupo político atua para que a chapa do vice-governador Daniel Vilela (MDB), que disputará o governo no próximo ano, tenha Adib Elias (MDB), Gracinha Caiado (União Brasil) e Vanderlan Cardoso (PSD). A ideia é já conversar com o emedebista e plantar a ideia, que pode se desenvolver.
A informação foi confirmada ao O HOJE durante jantar organizado pelo deputado federal José Nelto (União Brasil) para apresentar prefeitos ao senador Vanderlan Cardoso, na noite de segunda-feira (14). Na ocasião, cerca de 20 chefes do Executivo marcaram presença – foi o segundo encontro do tipo.
“Nossa chapa será Ronaldo Caiado (União Brasil) para presidente, Daniel Vilela para o governo e para o Senado, Gracinha e Vanderlan Cardoso. Essa é a chapa que nós queremos”, disse Nelto que pretende fazer dobradinha com Vanderlan (ambos disputarão a reeleição, em 2026). “Essa chapa já pegou.”
Sobre o vice, o deputado afirma que o ex-prefeito de Catalão, Adib Elias, tem história e o nome mais preparado para ser o vice de Daniel. “Eu e toda a minha base de prefeitos vamos nos reunir com ele, que é secretário de Estado da Infraestrutura, para apoiá-lo.”
Nelto ainda comentou sobre a questão partidária e as dificuldades de uma chapa pura, uma vez que Adib também é do MDB. Segundo ele, em política tudo pode acontecer. “Quantos partidos teremos até o processo eleitoral? Haverá fusões, federações… Mas o Adib foi o coordenador da campanha de Ronaldo Caiado. Ele tem tranquilidade para pleitear a vice. Foi do Executivo por 16 anos. Mas também pode mudar para um partido da base do governador. O importante é que ele seria um vice que dá tranquilidade para a base do governador Ronaldo Caiado. Nome que agrega à candidatura de Daniel Vilela.” Na ocasião, Vanderlan se antecipou e afirmou que o Adib é bem-vindo no PSD.
Vanderlan na disputa
O senador Vanderlan Cardoso confirmou que vai disputar a reeleição em 2026. Segundo o gestor, o momento é dos partidos e pré-candidatos colocarem seus nomes. Desta forma, ele reforça que a chapa não está definida.
“Não podemos atropelar o processo. Temos vários bons nomes pré-candidatos. Então, esses pré-candidatos trabalham para viabilizar. Daniel, como candidato a governador, precisará do apoio de todos. Então, não pode fechar questão. O que está certo é a pré-candidatura da Gracinha, mas tem crescido muito a defesa do segundo voto no senador Vanderlan”, diz o senador sobre si.
Leia mais: Caiado alega “desproporção” das penas para envolvidos no 8/1
Questionado se disputaria mesmo em uma situação de múltiplas candidaturas, como ocorreu em 2022, o senador confirma. “No meu caso, que tenho serviços prestados para Goiás e Brasil, quanto mais candidatos, melhor. Zero problema [em ter vários candidatos].” Ele descarta concorrer por outra base que não seja a do governador Ronaldo Caiado e vice Daniel Vilela.
Entorno
Apesar das investidas, uma das pedras no sapato desse grupo tende a ser o Entorno do DF. Conforme mostrado em reportagem recente do O HOJE, com as articulações antecipadas para a formação da chapa que será encabeçada por Daniel, as lideranças da região dão sinais claros de que não abrem mão de um lugar de destaque.
Nos corredores da capital e do Entorno, o tom é de formação de uma frente organizada. Prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais da região já afinam o discurso de que é hora do Entorno ocupar um lugar de protagonismo no cenário político goiano. Para eles, a região, que frequentemente figura nas campanhas como “estratégica” ou “prioritária”, precisa agora ser efetivamente valorizada, com presença real e decisiva na futura composição do governo.
O argumento principal que embasa essa reivindicação é a força eleitoral demonstrada nas últimas eleições. De acordo com essas lideranças, os votos do Entorno foram determinantes para a vitória de Ronaldo Caiado em 2022 e, por consequência, para a consolidação do atual grupo político no comando do Palácio das Esmeraldas.