O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Criticado

Esquerda francesa critica título concedido a Lula por proximidade com Putin

Concessão do título de doutor honoris causa ao presidente brasileiro pela Sciences Po gerou polêmica entre os progressistas do país europeu

Thiago Borgespor Thiago Borges em 9 de junho de 2025
Esquerda francesa critica título concedido a Lula por proximidade com Putin
Foto: Ricardo Stuckert/PR

A concessão do título de doutor honoris causa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última sexta-feira (6) pela Sciences Po, uma das instituições acadêmicas mais prestigiadas da França, gerou forte reação entre setores da esquerda francesa. 

Lula recebeu o título dado por mérito, sem necessidade do homenageado defender uma tese, na Universidade Paris 8 e foi homenageado pela Academia Francesa. Porém, o gesto, parte da agenda oficial do petista em Paris, foi criticado pelo jornal Libération — principal veículo à esquerda no país. 

Em editorial, a publicação questiona a proximidade do chefe do Executivo com líderes de regimes autoritários. “Não é possível hoje conceder um doutorado honoris causa a Lula, próximo demais de Putin”, diz um trecho da publicação. No texto, o presidente é elogiado por seu passado como símbolo da “resistência democrática”, porém, sua atuação no contexto geopolítico atual — que segundo a publicação, relativiza as agressões da Rússia na guerra contra a Ucrânia — faz com que o título seja “altamente contestável”. 

Leia mais: STF inicia interrogatórios de Bolsonaro e aliados por suposto plano de golpe 

Além disso, a publicação também relembra a participação de Lula no desfile militar de 9 de maio, na Praça Vermelha, em Moscou, na Rússia. Na ocasião, o presidente foi visto ao lado de presidentes autoritários como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping. O jornal alega que o desfile procurou associar a invasão russa ao território ucraniano com a luta contra o nazismo.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também