O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Pesquisa

Governo Lula é considerado ruim por 40%, aponta Datafolha

Desaprovação cresce dois pontos percentuais em junho, enquanto aprovação permanece baixa, em 28%

Thiago Borgespor Thiago Borges em 13 de junho de 2025
Governo Lula é considerado ruim por 40%, aponta Datafolha
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue com a reprovação em alta, segundo a pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (12). O levantamento mostra que a desaprovação ao governo Lula subiu para 40%, ante 38% em abril, enquanto a aprovação caiu para 28%, de 29% no mesmo período. 

Apesar de o cenário ainda ser desfavorável, os índices não são os piores do mandato — em fevereiro a aprovação chegou ao patamar mais baixo (24%) e a reprovação se manteve em 41%. Os entrevistados que consideram a gestão como “regular” somam 31%, patamar estável em relação a abril.

Além disso, o trabalho do presidente foi aprovado por 46% dos entrevistados e reprovado por 50%, enquanto 3% não souberam responder. O cenário atual aponta para uma estabilidade na avaliação do governo federal, que mantém o pior nível da era Lula — se contarmos os três mandatos. 

Comparado às duas gestões anteriores, o chefe do Executivo apresentou seu pior desempenho com 2 anos e 6 meses de mandato. No Lula 1, a aprovação era de 36% e a reprovação de 19%. Já no Lula 2, a aprovação era de 69% com reprovação de apenas 6%.

Leia mais: “Estamos em alerta total”, diz Cláudia Lira após ataque em Israel

Comparado a outros presidentes

O levantamento também comparou a avaliação de Lula com governos anteriores. Na comparação com a gestão anterior, a reprovação do petista é semelhante à do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ambos com 2 anos e 6 meses de mandato. A reprovação de Bolsonaro era de 45% na época. 

A pesquisa Datafolha entrevistou 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em 136 municípios entre os dias 10 e 11 de junho. O estudo possui uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também