Preço do litro de leite cresce 13% dentro de um ano
Neste Dia Mundial do Leite (26), economista explica os motivos desta alta
De acordo com o Boletim do Leite, publicado pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás, entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025, houve uma alta de 13% no valor do litro de leite integral no atacado, que de R$3,53 foi para R$3,99.
O aumento do valor, entretanto, não significa uma diminuição da disponibilidade do alimento no mercado. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam crescimento da captação de leite no primeiro trimestre de 2025, refletindo maior demanda para o abastecimento das famílias
De acordo com o Instituto, a captação formal de leite no Brasil atingiu 6,48 bilhões de litros no primeiro trimestre de 2025 — o maior volume para este período nos últimos quatro anos. Esse número representa uma alta de 4,3% na média diária em relação ao mesmo período de 2024.
O economista Luiz Carlos Ongaratto explica que os motivos para esta alta moram no aumento no custo da alimentação bovina, que é o principal gasto do produtor rural. “A escassez de chuvas registrada no final do ano passado prejudicou as últimas safras de soja e milho, a base da alimentação bovina, e esse custo, do produtor, é repassado para o consumidor final”, explica o especialista.
Mesmo com a alta do preço, o leite continua sendo um alimento protagonista na dieta do brasileiro. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o brasileiro consome o equivalente a 75,6 litros de leite por ano em sua residência.