O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Reunião Internacional

Na Argentina, Lula assume presidência do Mercosul

Presidente assumiu comando do bloco sul-americano

Thiago Borgespor Thiago Borges em 3 de julho de 2025
Na Argentina, Lula assume presidência do Mercosul
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu nesta quinta-feira (3), durante a 66ª Cúpula do Mercosul na Argentina, a presidência do bloco. O petista recebeu a coordenação do Mercosul do presidente argentino, Javier Milei. 

Em seu discurso, o presidente tratou dos benefícios de participar do bloco. “Estar no Mercosul nos protege. Nossa Tarifa Externa Comum nos blinda contra guerras comerciais alheias. Nossa robustez institucional nos credencia perante o mundo como parceiros confiáveis. Enfrentaremos o desafio de resguardar nosso espaço de autonomia em um contexto cada vez mais polarizado”, afirmou Lula. 

A gestão brasileira à frente do bloco irá priorizar o fortalecimento do comércio entre os países do Mercosul e parceiros externos, segundo o presidente. O principal objetivo listado pelo governo federal é finalizar o acordo com a União Europeia (UE). As tratativas entre Mercosul-UE já estão em andamento, porém, o acordo sofre resistência de alguns países que compõem o bloco europeu — sobretudo a França. 

Leia mais: Sem embasamento do TCM, Alego aprova prorrogação da calamidade pública em Goiânia por mais 180 dias

A presidência do Mercosul é revezada entre os países que compõem o bloco: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai — a Bolívia está em processo de adesão ao bloco. Cada país preside a organização durante seis meses. Além disso, a reunião do Mercosul marcou a primeira ida de Lula à Argentina desde que Milei tomou posse do Executivo argentino, em dezembro de 2023.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também