O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Congresso

Saiba quem são os 40 senadores que assinaram pelo impeachment de Moraes; Goiás está na lista

Regimento exige 41 assinaturas para que o processo seja admitido e avance ao plenário

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 6 de agosto de 2025
98e17eb0 3b51 11f0 b0d7 71720076f013.jpg
Impeachment de Moraes vira guerra no Senado. Foto: Divulgação

Um grupo de 40 senadores declarou apoio à abertura de um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A lista foi divulgada pelo líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), e circula nas redes sociais como parte de uma estratégia política da ala bolsonarista para pressionar o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), responsável por dar andamento ou arquivar pedidos desse tipo.

Segundo o regimento do Senado, a admissibilidade de um pedido de impeachment de ministro do STF exige o apoio de, no mínimo, 41 senadores — maioria absoluta dos 81 parlamentares. Até o momento, segundo os articuladores da proposta, falta apenas uma assinatura para que a denúncia seja formalmente apresentada. Se aceita, o processo seguirá para julgamento em plenário, o que requer o apoio de dois terços dos senadores (54 votos) para resultar na cassação do cargo.

A mobilização é liderada por senadores ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Eles acusam Moraes de extrapolar suas competências constitucionais, especialmente na condução de inquéritos que investigam atos antidemocráticos, ataques ao sistema eleitoral e às instituições da República.

A lista de apoiadores é composta por senadores de diversas regiões e partidos. Entre os representantes de Goiás, estão Jorge Kajuru (PSB), Pedro Chaves (MDB) e Wilder Morais (PL) — todos alinhados, em maior ou menor grau, à pauta bolsonarista no Congresso.

Além deles, também apoiam a abertura do processo os seguintes parlamentares:

  • Alan Rick (União Brasil-AC)

  • Alessandro Vieira (MDB-SE)

  • Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)

  • Carlos Portinho (PL-RJ)

  • Carlos Viana (Podemos-MG)

  • Cleitinho (Republicanos-MG)

  • Damares Alves (Republicanos-DF)

  • Dr. Hiran (Progressistas-RR)

  • Eduardo Girão (Novo-CE)

  • Eduardo Gomes (PL-TO)

  • Efraim Filho (União Brasil-PB)

  • Esperidião Amin (Progressistas-SC)

  • Flávio Bolsonaro (PL-RJ)

  • Hamilton Mourão (Republicanos-RS)

  • Ivete da Silveira (MDB-SC)

  • Izalci Lucas (PL-DF)

  • Jaime Bagattoli (PL-RO)

  • Jayme Campos (União Brasil-MT)

  • Jorge Seif (PL-SC)

  • Luis Carlos Heinze (Progressistas-RS)

  • Lucas Barreto (PSD-AP)

  • Magno Malta (PL-ES)

  • Márcio Bittar (União Brasil-AC)

  • Marcos do Val (Podemos-ES)

  • Marcos Rogério (PL-RO)

  • Mecias de Jesus (Republicanos-RR)

  • Margareth Buzetti (PSD-MT)

  • Nelsinho Trad (PSD-MS)

  • Oriovisto Guimarães (Podemos-PR)

  • Plínio Valério (PSDB-AM)

  • Professora Dorinha Seabra (União Brasil-TO)

  • Rogério Marinho (PL-RN)

  • Sergio Moro (União Brasil-PR)

  • Styvenson Valentim (Podemos-RN)

  • Tereza Cristina (Progressistas-MS)

  • Wellington Fagundes (PL-MT)

  • Zequinha Marinho (Podemos-PA)

Apesar do movimento, a decisão final sobre a abertura ou não do processo cabe exclusivamente ao presidente do Senado. Até o momento, Davi Alcolumbre não se manifestou publicamente sobre a possibilidade de dar andamento ao pedido.

A imagem com os nomes e rostos dos parlamentares circula como peça publicitária entre apoiadores do ex-presidente. A expectativa entre os articuladores do impeachment é de que o número mínimo de assinaturas seja alcançado ainda nesta semana. Caso isso ocorra, o grupo deve protocolar formalmente o pedido junto à Mesa Diretora do Senado.

A pressão da ala bolsonarista faz parte de uma estratégia mais ampla de obstrução legislativa, que inclui resistência à votação de projetos de interesse do Executivo e críticas ao Judiciário.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também