O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Sociedade

Conselho Municipal de Turismo discute projeto Turismo Gastronômico Social

Projeto tem como objetivo oferecer experiências gastronômicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Eduarda Leitepor Eduarda Leite em 10 de setembro de 2025
WhatsApp Image 2025 09 10 at 15.41.37
Conselho Municipal de Turismo discute projeto para proporcionar experiências gastronômicas para pessoas em vulnerabilidade (Foto: Eduarda Leite)

Na manhã desta quarta-feira (10), a Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), mediou o Conselho Nacional de Turismo. O momento solene aconteceu com o apoio do Shopping Estação Goiânia, e contou com a presença do prefeito Sandro Mabel. Durante o Conselho, foram discutidos caminhos para alavancar o turismo em Goiânia. Entre eles, o projeto Turismo Gastronômico Social, que tem com o objetivo de proporcionar experiências de cultura, lazer e inclusão a pessoas em situação de vulnerabilidade social

De acordo com Nárcia Kelly, presidente do GoiâniaTur, o projeto nasceu da parceria com o restaurante Medellin, que sediou a primeira edição do evento no Dia dos Pais. No evento, o restaurante recebeu 20 pais de origem humilde para desfrutar de um almoço com entrada, prato principal e sobremesa. A próxima edição deve acontecer em outubro, em comemoração ao Dia das Crianças.

“A gente quer abraçar vários grupos vulneráveis para que eles tenham também acesso a esses restaurantes. Também temos a ambição de proporcionar isso para Pessoas com Deficiência (PCD’s)”, declara Nárcia Kelly.

Neste Conselho Municipal de Turismo, estiveram presentes autoridades da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindbares. Além disso, o projeto conta com o apoio da Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh)

A presidente da GoiâniaTur ainda ressalta a importância de tornar a gastronomia uma ferramenta de inclusão. “Goiânia é a ‘capital da boa mesa’, e acreditamos que todos devem ter acesso a essa vivência. O Turismo Gastronômico Social é uma forma de garantir que todos possam sentar à mesa, compartilhar histórias e desfrutar do que temos de melhor, nossa comida e nosso afeto”, destacou.

Leia mais: PF deflagra a Operação Assédio contra perseguição e violência política de gênero

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também