O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
Clima intenso

Estado enfrenta calor recorde com temperaturas acima de 42°C

São Miguel do Araguaia registrou 42,9°C, a mais alta do Brasil, enquanto Goiânia entrou no ranking nacional entre as cidades mais quentes

Letícia Leitepor Letícia Leite em 13 de setembro de 2025
11 fecha Divulgacao Prefeitura de Goiania 1
Foto: São Miguel do Araguaia registrou 42,9°C, a mais alta do Brasil, enquanto Goiânia entrou no ranking nacional entre as cidades mais quentes

O calor intenso que vem assolando Goiás atingiu níveis históricos nesta semana. São Miguel do Araguaia, no norte do Estado, registrou 42,9°C, a maior temperatura do Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município liderou o ranking nacional de calor, seguido pela Cidade de Goiás, que marcou 42,4°C.

A capital Goiânia também sentiu os efeitos da onda de calor. Os termômetros chegaram a 39,1°C, colocando a cidade na 11ª posição entre as mais quentes do país. A sequência de dias com temperaturas elevadas reforça o cenário de alerta em todo o Estado.

O Inmet ainda destacou a queda da umidade relativa do ar, que variou entre 20% e 12%, patamares considerados críticos. O órgão ainda classificou os riscos, uma vez que aumenta a probabilidade de incêndios florestais e causa riscos à saúde, como ressecamento da pele, irritação nos olhos e desconforto nas vias respiratórias.

Na quarta-feira (10), Goiás já havia emplacado três cidades entre as mais quentes do país: São Miguel do Araguaia (40,7°C), Porangatu (39,4°C) e Cidade de Goiás (39°C). Goiânia também figurou no ranking, com 37,7°C, na 63ª posição.

Com a tendência de temperaturas elevadas e baixa umidade, especialistas reforçam a necessidade de cuidados redobrados, como hidratação constante, uso de protetor solar e evitar exposição ao sol nos horários mais críticos. A expectativa é de que o calor continue marcando os próximos dias, colocando Goiás como protagonista no cenário climático nacional.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também