O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Conselho de Ética

Câmara pede suspensão de três deputados por motim

Mesa Diretora enviou representações ao Conselho de Ética contra Marcos Pollon, Zé Trovão e Marcel van Hattem, acusados de protagonizar obstrução no plenário

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 24 de setembro de 2025
Câmara pede suspensão de três deputados por motim
Motim na Câmara dos Deputados no início de agosto. Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados decidiu, nesta terça-feira  (23), encaminhar ao Conselho de Ética um pedido de suspensão de três parlamentares que participaram do motim bolsonarista no início de agosto. A ação, que paralisou votações no plenário por dois dias, resultou em representações contra os deputados federais Marcos Pollon (PL-MS), Zé Trovão (PL-SC) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

O pedido da Mesa Diretora segue parecer da Corregedoria Parlamentar, divulgado na última sexta (19). O relator Diego Coronel (PSD-BA) apontou que os três tiveram papel central na obstrução. Segundo o documento, Trovão chegou a tentar impedir fisicamente o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de reassumir a condução dos trabalhos, enquanto Pollon e Van Hattem resistiram a deixar a cadeira da presidência.

Leia mais: O que esperar do encontro entre Lula e Trump

Inicialmente, Coronel sugeriu 120 dias de suspensão para Pollon e 30 para os demais. No entanto, a Mesa Diretora decidiu unificar a recomendação, ao fixar 30 dias para cada um. A proposta também prevê censura escrita aos três e a outros 11 parlamentares, entre eles Bia Kicis (PL-DF), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carlos Jordy (PL-RJ).

O motim

O motim durou mais de 30 horas e ocorreu em resposta à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL). Os aliados do ex-presidente ocuparam as mesas da Câmara e do Senado e exigiram anistia, fim do foro privilegiado e impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Após o episódio, oposição e Centrão passaram a negociar a chamada PEC da Blindagem, aprovada na semana passada, que torna mais difícil a prisão de deputados e senadores. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também