CNU 2025 tem 42,8% de abstenção; percentual é menor que o de 2024
Adesão do centro-oeste supera média nacional, refletindo a busca por ascensão profissional
Após uma semana intensa de estudos e trabalhos, o domingo do dia 5 de outubro finalmente se iniciou para os concurseiros de todo o país. em Goiânia, a tensão era palpável. são 12:30h e os portões do colégio onde Janis Mendes foi fazer as provas do CNU se fecharam, selando o destino de milhares de candidatos.
As provas, que tiveram início às 13h no horário oficial de Brasília, colocaram os candidatos diante de 90 questões e só se encerraram, oficialmente, às 18h. o certame representava a busca por um futuro mais seguro. “busco uma oportunidade onde eu tenha estabilidade profissional e crescimento…”, declarou Janis, refletindo a esperança de milhões de brasileiros.
A avaliação teve formato de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta. O número de questões também variou: 90 para nível superior e 68 para nível intermediário. A estrutura contemplou conteúdos de conhecimentos gerais, comuns a todos os cargos, e conhecimentos específicos, conforme a área de atuação.
O panorama nacional da abstenção

O esforço dos candidatos foi medido pela Ministra da Gestão e da Inovação em serviços públicos (mgi), Esther Dweck. ela revelou que a taxa de abstenção nas provas objetivas do CNU 2025 foi de 42,8% em todo o país. Apesar da alta taxa de faltosos, o número ficou abaixo da edição anterior, que registrou 54% de ausentes. a ministra esther dweck celebrou a maior participação: “nessa segunda edição, percebemos que a população brasileira viu o cpnu como uma forma de política pública inclusiva e que se pauta por transformar a cara do serviço público no país,” disse.
Goiás e a alta adesão no centro-oeste
Embora a MGI não tenha divulgado dados específicos para goiás e goiânia, a região centro-oeste manteve um forte engajamento.
- O Distrito Federal, que é considerado um termômetro para concursos públicos, registrou a menor taxa de abstenção do país: 30,8%.
- Já o estado do Amazonas teve a maior taxa de ausentes, com 51,2%.
Os resultados do DF sinalizam que a população do centro-oeste, incluindo os concurseiros de Goiás, abraçou o desafio do CNU, encarando a prova como o portal para a tão sonhada estabilidade.
Próximos passos e a contagem regressiva
A jornada continua. os gabaritos oficiais das provas objetivas já foram divulgados nesta segunda-feira (6). os aprovados se preparam para a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro. o resultado final da etapa objetiva está previsto para 12 de novembro.