O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Fundo do agro

Moraes suspende Fundeinfra e parceria do governo Caiado com o Ifag

Ministro do STF vê risco de irregularidades e cita ausência de licitação na gestão de recursos do fundo de infraestrutura

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 12 de outubro de 2025
Moraes suspende Fundeinfra e parceria do governo Caiado com o Ifag
Fundo financia obras infraestrutura rodoviária em Goiás. Foto: Goinfra

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira (10) a validade de duas leis estaduais que criaram e regulamentaram o Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) e sua parceria com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag). A decisão, de caráter liminar, foi tomada após pedido do diretório nacional do PT, que questionou a legalidade da gestão dos recursos.

Segundo Moraes, há “risco de lesão irreparável” caso as normas continuem em vigor, devido ao alto volume financeiro movimentado e à falta de licitação na escolha do Ifag para administrar o fundo. O ministro destacou ainda que as leis podem ferir o princípio constitucional da obrigatoriedade de licitação, além de contrariar normas federais sobre gestão pública.

Leia mais: Michelle Bolsonaro chega a Rio Verde para encontro nacional do PL Mulher

O Fundeinfra foi criado para financiar obras em rodovias goianas com recursos arrecadados junto ao setor agropecuário. Já o Ifag havia sido autorizado a gerir o fundo sem processo seletivo público, e empresas poderiam realizar obras em troca de créditos compensatórios. Essas regras estavam previstas nas leis 23.291/2025 e 22.940/2024, agora suspensas.

Em nota, o governador Ronaldo Caiado afirmou que cumprirá a decisão do STF, mas classificou o voto de Moraes como “político”. O chefe do Executivo lembrou uma fala recente do ministro Edson Fachin, novo presidente da Corte, ao dizer que “ao direito, o que é do direito; à política, o que é da política”, sugerindo que a decisão teria extrapolado os limites jurídicos.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também