O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
DEFESA

Bolsonaro e aliados têm até hoje para recorrer de condenação no STF por trama golpista

Prazo termina às 23h59 para apresentação dos embargos de declaração; ex-presidente foi condenado a mais de 27 anos de prisão

Thais Airespor Thais Aires em 27 de outubro de 2025
Bolsonaro
Bolsonaro foi condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado

As defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus têm até as 23h59 desta segunda-feira (27) para recorrer da condenação imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo que apura a chamada trama golpista. O grupo integra o chamado “núcleo 1” da investigação, considerado o principal entre os envolvidos, e foi condenado em setembro pela Primeira Turma da Corte.

O recurso cabível neste momento é o embargo de declaração, instrumento jurídico utilizado para apontar possíveis contradições, omissões ou erros materiais em decisões judiciais. Embora essa medida raramente altere o resultado de uma condenação, é um passo obrigatório antes da fase seguinte dos recursos.

Condenação por tentativa de se manter no poder

Em 11 de setembro, o STF condenou Jair Bolsonaro por 4 votos a 1 a 27 anos e três meses de prisão. A maioria dos ministros da Primeira Turma entendeu que o ex-presidente liderou uma organização criminosa com o objetivo de permanecer no poder após a derrota nas eleições de 2022 para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Também foram condenados o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid; o ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, general Walter Braga Netto; o deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno; e o ex-ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira.

Os embargos de declaração apresentados pelas defesas serão analisados pela Primeira Turma do STF em plenário virtual, mas a data do julgamento ainda não foi definida. Segundo os advogados, todos os condenados pretendem recorrer dentro do prazo. A equipe jurídica de Bolsonaro também informou que deve levar o caso a instâncias internacionais.

Bolsonaro
Jair Bolsonaro no STF – Foto: Valter Campanato/ ABr

 

Leia também: Fux pede revisão em voto no julgamento que condenou Bolsonaro

Prisão domiciliar e estado de saúde de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro, de 70 anos, cumpre prisão domiciliar desde agosto, por decisão do STF. Ele foi diagnosticado com câncer de pele e tem sequelas de uma facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018, que resultou em diversas cirurgias.

De acordo com sua defesa, Bolsonaro deve solicitar à Justiça o direito de cumprir toda a pena em casa, alegando questões médicas. Até que os recursos sejam julgados, a prisão preventiva permanece em regime domiciliar.

Bolsonaro já está inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por disseminar informações falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro. O caso foi julgado em 2023 e o deixou fora das próximas eleições.

Enquanto isso, parte da base política do ex-presidente busca reorganização. Setores da direita têm discutido a possibilidade de novos nomes para 2026, entre eles o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como uma das principais lideranças do grupo.

 

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também