O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
Importante

Goiânia passa a oferecer vacinação antirrábica permanente em 10 pontos fixos

Imunização gratuita está disponível de segunda a sexta, das 8h às 17h

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 6 de novembro de 2025
Vacinação
Foto: SMS

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou a oferta permanente de vacinação antirrábica para cães e gatos em dez pontos fixos da Capital. A ação visa facilitar o acesso da população e ampliar a cobertura vacinal contra a raiva, doença grave e quase sempre fatal.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a iniciativa reforça o compromisso do município com a saúde pública. “A raiva é uma doença 100% letal para os animais, causando inflamação grave no cérebro e levando à morte em poucos dias. Nos humanos, provoca alucinações, paralisia e convulsões, com alta taxa de mortalidade. Por isso, não podemos correr o risco de reintrodução do vírus na cidade”, afirmou.

A doença é causada pelo Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, e pode afetar tanto animais silvestres quanto domésticos. A transmissão ocorre principalmente por mordidas, arranhaduras ou lambidas de animais infectados, razão pela qual a vacinação regular é considerada a forma mais eficaz de prevenção.

Segundo dados da SMS, a cobertura vacinal atual em Goiânia é de 51%, abaixo da meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 80% da população de cães e gatos. Estima-se que a Capital tenha 215 mil cães e 35 mil gatos.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Flávio Toledo, lembra que a campanha permanente de vacinação representa uma nova oportunidade para quem não conseguiu vacinar seus animais durante as ações anteriores. “O controle da raiva depende essencialmente da adesão da população. A vacina é segura, gratuita e a melhor ferramenta para proteger os pets e suas famílias”, reforçou.

Pontos de vacinação

As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Zoonoses, na Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet), na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG) e nos Distritos Sanitários Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudoeste, Noroeste e Campinas-Centro.

Os locais fixos de vacinação incluem o Centro de Zoonoses (GO-020, Km 8, Fazenda Vau das Pombas) e os distritos sanitários espalhados por todas as regiões da cidade, além da UPAVet e do Hospital Veterinário da UFG, no Campus Samambaia.

Leia mais: Forças de segurança prendem 32 suspeitos por foguetório ligado a facção em Goiás

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também