O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 21 de dezembro de 2025
OPERAÇÃO

PF encontra filho de Lula em endereço alvo de operação que apura suspeita de tráfico de influência no MEC

Filho do presidente não é investigado; ex-nora de Lula é apontada pela PF como suspeita de intermediar repasses e usar influência política em favor de empresários da educação

Micael Silvapor Micael Silva em 13 de novembro de 2025
Lula
Foto: Divulgação

A Polícia Federal encontrou, nesta quarta-feira (12), Marcos Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um dos endereços onde agentes cumpriam mandados de busca e apreensão relacionados a um inquérito que apura suspeitas de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC).

Segundo a PF, Marcos Cláudio não é investigado. Ele estava no imóvel pertencente à ex-mulher, Carla Ariane Trindade, considerada o alvo central da operação.
De acordo com o auto circunstanciado da diligência, o filho do presidente recebeu os policiais de maneira tranquila e não houve qualquer incidente durante o cumprimento da ordem judicial.

Ex-nora de Lula é apontada como suspeita

A investigação, autorizada pela Justiça Federal, mira supostos repasses irregulares de recursos públicos e vantagens indevidas dentro do MEC. Carla Ariane é suspeita de atuar como intermediária entre empresários do setor educacional e agentes públicos, utilizando sua proximidade com pessoas ligadas ao governo.

Lula
Carla Ariane é suspeita de atuar como intermediária entre empresários do setor educacional
Foto: Divulgação

Informações divulgadas pelo Estadão e confirmadas por fontes da PF apontam que ela teria tentado facilitar contratos, liberações de verbas e convênios na pasta comandada pelo ministro Camilo Santana (PT).

Os investigadores querem esclarecer se eventuais relações pessoais e políticas foram usadas para beneficiar empresários em processos de contratação.

Lula e filho não são investigados

Até agora, não há indícios de participação de Marcos Cláudio ou do presidente Lula nas irregularidades investigadas. A PF reforçou que as buscas ocorreram “de forma pacífica e dentro dos limites legais”.

O inquérito segue em sigilo.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também