O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Diplomacia

Lula afirma que Brasil “se perdeu em caminhos sombrios”

Presidente brasileiro firma acordos nas áreas de desenvolvimento, educação, saúde e cultura, como moçambique

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 24 de novembro de 2025
lula
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (24) da cerimônia de assinatura de atos em Maputo ao lado do presidente Daniel Chapo, reforçando a retomada das relações entre Brasil e Moçambique. Os dois países firmaram acordos nas áreas de desenvolvimento, educação, saúde e cultura. Lula afirmou que o Brasil “se perdeu em caminhos sombrios e se esqueceu dos laços com a África”, defendendo a reconstrução da parceria.

lula
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente destacou que Moçambique está entre os “vinte países do mundo mais vulneráveis ao impacto da mudança do clima” e que as duas nações devem avançar juntas em temas ambientais, como proteção de biomas e transição energética.

Lula afirmou que a visita busca reposicionar a presença econômica brasileira no país africano, com ênfase em infraestrutura, saúde, agricultura e formação técnica. Segundo ele, Moçambique “ainda possui lacunas de infraestrutura a suprir”, citando portos, estradas, usinas e linhas de transmissão como áreas em que empresas brasileiras podem atuar.

Lula comenta sobre combate ao crime organizado

Para isso, defendeu a reconstrução dos mecanismos de financiamento externo e afirmou: “Nenhum grande país consegue exportar serviços sem oferecer opções de crédito”, ao mencionar a recuperação da capacidade do BNDES.

O presidente afirmou que destravar essa “amarra determinante” é essencial para ampliar a presença brasileira e equilibrar o fluxo comercial. Também mencionou a cooperação no combate ao crime organizado. “O governo brasileiro tem trabalhado com inteligência para desarticular redes criminosas e estrangular suas fontes de financiamento”, declarou.

Lula acrescentou que a Polícia Federal é reconhecida internacionalmente e está “à disposição para compartilhar sua experiência”.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também