O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
Condenado

PGR recomenda prisão domiciliar para Augusto Heleno por motivos de saúde

Decisão final para Heleno caberá ao ministro Alexandre de Moraes.

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 28 de novembro de 2025
heleno marcello casal jr
Procuradoria defende transferência de Heleno para regime domiciliar. Foto: Divulgação

A Procuradoria-Geral da República recomendou que o general da reserva Augusto Heleno passe a cumprir pena em regime domiciliar. A manifestação foi enviada ao Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira e cita a idade avançada do ex-ministro, de 78 anos, e o diagnóstico de Alzheimer identificado durante exames realizados no dia da prisão. A princípio, o parecer assinado pelo procurador-geral Paulo Gonet sustenta que o estado de saúde do condenado exige reavaliação das condições de custódia.

Heleno foi preso na última terça-feira e está no Comando Militar do Planalto, em Brasília. A condenação do STF soma 21 anos de prisão, com início em regime fechado, por participação no núcleo estratégico da tentativa de golpe que buscava manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após a derrota eleitoral. Sendo assim, a PGR afirma que a prisão domiciliar, apesar de excepcional, seria compatível com as condições clínicas apresentadas.

Heleno
PGR pede ao STF que Augusto Heleno cumpra pena em casa. Foto: Divulgação

Argumentos do parecer para Heleno

No parecer, Gonet afirma que manter o general Heleno em uma unidade militar pode agravar o quadro de saúde. Isso porque, segundo a manifestação, o ex-ministro necessita de acompanhamento contínuo e de estrutura específica. Ou seja, o órgão entende que o ambiente atual não atenderia às demandas médicas. A defesa de Heleno já havia solicitado o benefício ao Supremo logo após o diagnóstico ser anexado ao processo.

A PGR também observou que o tribunal concedeu medidas semelhantes a condenados com enfermidades graves. Dessa forma, a manifestação sustenta que a medida pode ser aplicada com base em critérios humanitários. A decisão final caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

54580120469 40983ad3e6 k
Parecer cita diagnóstico de Alzheimer em Heleno e idade avançada. Foto: Divulgação

Trâmite e repercussões

Após analisar o parecer do Ministério Público, Moraes deverá decidir se acata o pedido. Em seguida, a decisão será submetida ao plenário virtual da Primeira Turma do STF. O caso repercutiu no meio político. O vereador Carlos Bolsonaro comparou a situação ao caso de seu pai e listou, em publicação nas redes sociais, comorbidades atribuídas ao ex-presidente.

Leia tambem: Brasileira amputada após atropelamento no metrô de NY receberá US$ 81,7 milhões

Heleno está entre os condenados de maior patente no processo que investigou a articulação golpista. Além dele, outros ex-ministros e militares de alta patente cumprem pena em unidades da Polícia Federal, da Papuda, da Marinha e do Exército. Enfim, o desfecho do pedido deve definir o próximo passo da execução penal do general.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também