O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
Emendas parlamentares

Dino impõe transparência para salários da saúde pagos com emendas coletivas

Ministro determinou que emendas coletivas sigam as regras de transparência das emendas individuais

Thiago Borgespor Thiago Borges em 8 de dezembro de 2025
Dino impõe transparência para salários da saúde pago com emendas coletivas
Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, ordenou na última segunda-feira (8) que as emendas coletivas destinadas para o pagamento de despesas de profissionais da saúde sigam as regras de transparência e rastreabilidade das emendas individuais. 

Uma das ordens de Dino é que o profissional pago com recursos via emendas parlamentares tenha o nome e o CPF publicados no Portal da Transparência. Além disso, o ministro determinou que os valores recebidos sejam indicados. 

O magistrado também frisou que as emendas coletivas — de bancadas e de comissão — para os servidores da saúde precisam seguir as regras já estabelecidas pelo STF, como a utilização de conta única e específica para recebimento de cada modalidade de emenda. 

O ministro do Supremo destacou que a Constituição Federal proíbe o uso de emendas individuais para pagamento de despesas com pessoal. Para Dino, há “forte plausibilidade de que o mesmo regime jurídico deva ser aplicado às emendas coletivas”.

54964065995 9308f499ff k
Foto: Antonio Augusto/STF

Leia mais: Flávio Dino suspende emendas de Eduardo Bolsonaro e Ramagem e pressão cresce sobre deputados nos EUA

Entretanto, o magistrado ressaltou que, neste momento, a decisão se restringe aos critérios de rastreabilidade e transparência das emendas coletivas. A constitucionalidade do uso dessa modalidade de emenda para custeio de despesas com pessoal precisa ser analisada em ação própria, segundo Dino. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também