O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 11 de janeiro de 2026
Compras de final de ano

Procon Goiás alerta para variação de preços de até 226% nos presentes de Natal

A maior oscilação foi apontada no segmento de perfumaria, chegando a 108%

João Césarpor João César em 18 de dezembro de 2025
Procon
Imagem: reprodução/ Procon Goiás

Natal é uma das épocas mais esperadas pelo comércio por conta do grande volume de compras e de circulação de pessoas. Por conta disso, o Procon-GO realizou uma pesquisa para avaliar os preços de produtos muito procurados, como perfumes, maquiagens, óculos, livros e tênis. O levantamento em Goiânia foi feito sobre 35 itens diferentes, entre os dias 08 e 12 de dezembro, em 30 estabelecimentos diferentes.

Os itens com maior variação foram livros, onde chega a ter uma diferença de 226% entre o mais barato e o mais caro. Entre os brinquedos, há uma variação de 75%. Já no segmento de perfumaria a variação chega a 72%. Também foi feito um levantamento em Anápolis, entre os dias 08 e 09 de dezembro, em 16 estabelecimentos. A maior oscilação foi apontada no segmento de perfumaria, chegando a 108%.

Dicas do Procon para o consumidor

O Procon-GO faz alguns alertas e traz dicas para as compras neste período do ano. De acordo com o superintendente, Marcos Palmerston, é importante planejar as compras, principalmente em uma época de grande procura e de grande variação de preços.

Além do planejamento, os consumidores devem desconfiar de preços muito abaixo do mercado, que podem indicar produtos falsificados ou golpes. Nas compras online, verifique se o site é seguro e confiável, observando CNPJ, endereço e canais de atendimento da empresa.

Procon
Foto: Procon Goiás

Também é importante ressaltar que o consumidor pode abrir a embalagem para verificar o produto, além de realizar testes em produtos eletrônicos. O Procon-GO recomenda também guardar prints de telas, e-mails de confirmação e comprovantes de pagamento. Para compras pela internet, existe o direito de arrependimento, que permite desistir da compra em até sete dias após o recebimento do produto.

Leia também: Natal deve concentrar a maior parte do faturamento anual do comércio goiano

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também