O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Cultura

Governo de Goiás abre adesão ao projeto CineLeitura do Bem

Iniciativa levará cinema, leitura e ações culturais a 120 municípios e distritos

Luana Avelarpor Luana Avelar em 19 de dezembro de 2025
projeto CineLeitura do Bem
Foto: Secult

O Governo de Goiás abriu inscrições para que municípios goianos participem do projeto CineLeitura do Bem, iniciativa voltada à ampliação do acesso à cultura e à educação em regiões com pouca oferta de equipamentos culturais. Lançada na terça-feira (16), a ação é coordenada pelo Goiás Social em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e prevê atendimento a 120 municípios e distritos, por meio de sessões itinerantes de cinema, atividades de leitura e ações culturais integradas.

As prefeituras interessadas devem preencher formulário eletrônico disponível no site da Secult, no endereço goias.gov.br/cultura/cine-leitura-do-bem. A adesão não implica custos para os municípios, que ficam responsáveis apenas pela indicação de espaço público para as atividades, apoio na divulgação local, organização do público e designação de um servidor para interlocução com a equipe do projeto.

Critérios do projeto CineLeitura do Bem priorizam municípios mais vulneráveis

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a seleção dos participantes do projeto CineLeitura do Bem não será feita por ranqueamento, mas a partir de critérios logísticos. A prioridade será dada a localidades em situação de maior vulnerabilidade social e que não contam com equipamentos culturais permanentes.

“Não há transferência de recursos. Levaremos toda a estrutura a quase 50% dos municípios goianos e a prefeitura precisa apenas responder um simples formulário. Estamos desburocratizando o processo para alcançar aqueles que mais precisam”, afirma a titular da Secult.

projeto CineLeitura do Bem
Foto: Secult

Investimento público e estrutura itinerante

O projeto CineLeitura do Bem conta com investimento de R$ 5,9 milhões, oriundos do Fundo de Combate à Pobreza (Protege Goiás). O público prioritário inclui estudantes das redes públicas municipal e estadual, além da comunidade em geral. As atividades serão realizadas em unidades móveis equipadas com tecnologia de ponta, instaladas em locais de fácil acesso, com entrada gratuita e garantia de acessibilidade para pessoas com deficiência.

A proposta é combinar entretenimento, formação cultural e estímulo à leitura, criando ambientes temporários que funcionem como polos de convivência e aprendizado nos municípios atendidos.

projeto CineLeitura do Bem
Foto: Secult

Cinema, leitura e formação cidadã

A execução do projeto CineLeitura do Bem será feita em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Além das sessões itinerantes de cinema, a iniciativa prevê bibliotecas móveis, oficinas temáticas, rodas de leitura, palestras educativas e contação de histórias.

projeto CineLeitura do Bem
Foto: Secult

LEIA MAIS: https://ohoje.com/2025/12/18/geracao-z-cinema-filmes/

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também