O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
Justiça

Condenado pela morte de Valério Luiz é preso em Portugal

Açougueiro ligado ao caso Valério Luiz aguarda extradição ao Brasil

Luana Avelarpor Luana Avelar em 14 de janeiro de 2026
Valério Luiz
Foto: Reprodução

O açougueiro Marcus Vinícius Pereira Xavier, condenado a 14 anos de prisão por participação no assassinato do radialista Valério Luiz, foi preso em Portugal e deve ser extraditado ao Brasil. A informação foi confirmada pela defesa, que afirma que o condenado já passou por audiência e foi informado pelas autoridades portuguesas de que a extradição pode ocorrer em um prazo entre 30 e 60 dias.

Marcus foi localizado na cidade de Caldas da Rainha, onde vivia legalmente e trabalhava na construção civil, segundo a Polícia Judiciária de Portugal. Ele permanece detido enquanto aguarda os trâmites do processo de extradição. A defesa informou que pretende tentar anular o júri que resultou na condenação.

Condenação no caso Valério Luiz

De acordo com o Ministério Público, Marcus Vinícius ajudou a planejar o homicídio de Valério Luiz, ocorrido em julho de 2012, em Goiânia. A investigação apontou que o crime foi motivado por críticas feitas pelo radialista ao Atlético-GO, clube cujo então vice-presidente também foi condenado no processo. Segundo a denúncia, Marcus teria recebido R$ 9 mil pela participação no crime.

O radialista Valério Luiz foi morto a tiros ao sair da rádio onde trabalhava, no Setor Serrinha. Ele chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos.

Valério Luiz
Valério Luiz foi morto a tiros após sair da rádio em que trabalhava. Foto: Reprodução

Mandado de prisão e extradição

Marcus já havia sido preso e extraditado para o Brasil em 2014. Em 2022, a Justiça revogou a prisão dele e de outros condenados, mas um novo mandado foi expedido pelo Tribunal de Justiça de Goiás em novembro de 2024, determinando o cumprimento da pena em regime fechado.

Em março de 2024, o Superior Tribunal de Justiça anulou o júri popular que condenou quatro dos cinco réus do caso Valério Luiz, por falhas no interrogatório realizado em 2015. A decisão abriu nova disputa judicial, com recursos apresentados pela acusação para tentar manter as condenações.

Leia também: https://ohoje.com/2024/11/08/valerio-luiz-tjgo-ordena-prisao-de-reus/

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também