Trump convida Putin para integrar “Conselho de Paz” em Gaza
Porta-voz do Kremlin confirma o convite e afirma que o líder russo está analisando a proposta
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu um convite do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para integrar o chamado “Conselho de Paz” para a Faixa de Gaza. A informação foi confirmada, na segunda-feira (19), pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que afirmou que a proposta chegou a Moscou e está sendo analisada pelo governo russo.
Em entrevista coletiva, Peskov declarou: “O presidente Putin também recebeu, por meio de canais diplomáticos, um convite para integrar este Conselho de Paz”. Segundo ele, o Kremlin aguarda mais informações antes de tomar uma decisão e pretende buscar esclarecimentos junto às autoridades norte-americanas. “Esperamos obter mais detalhes do lado americano”, afirmou o porta-voz.

Outros nomes foram selecionados para Conselho presidido por Trump
O “Conselho de Paz” será presidido por Donald Trump e faz parte da segunda fase do plano dos Estados Unidos para Gaza, que prevê a desmilitarização do território, a reconstrução da região e a criação de um governo de transição. A iniciativa conta com apoio das Nações Unidas e está inserida no contexto do cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas.
Descrito por Trump como “o maior e mais prestigioso Conselho já formado”, o comitê deve reunir lideranças políticas de diferentes países. Entre os nomes já anunciados estão o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair, o primeiro-ministro do Canadá Mark Carney e o secretário de Estado dos Estados Unidos Marco Rubio.
Também receberam convites os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, Turquia, Recep Tayyip Erdogan, da Argentina, Javier Milei, e do Egito, Abdel Fattah el-Sisi. O presidente argentino, Javier Milei, chegou a afirmar em publicação nas redes sociais que será “uma honra” participar da iniciativa.
Leia mais: Lula critica no NYT a intervenção dos EUA na Venezuela: “Capítulo lamentável”