O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Desafio para os partidos

Partidos como PP, PSD, Republicanos e Podemos lutam para definir nominata federal

Partidos goianos afirmam que chapa à Câmara dos Deputados será um problema de todas as siglas, sem exceção

Marina Moreirapor Marina Moreira em 21 de janeiro de 2026
Partido
Parlamentares descrevem desafios dos partidos na composição de nomes competitivos para a Câmara - Créditos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados, Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados, Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados e Denise Xavier

A tarefa dos partidos em definir nomes para concorrerem às eleições é visto como algo trabalhoso. Legendas pequenas, medianas e até as maiores enfrentam obstáculos para definir a nominata de candidatos aptos a disputar as 17 vagas da bancada goiana na Câmara dos Deputados.

Na edição de terça-feira (20), o jornal O HOJE tratou das dificuldades que o União Brasil e MDB goiano, partidos da base do governo e com as maiores estruturas no Estado, já enfrentam para definir nomes competitivos para concorrer a cadeiras na Casa Baixa do Congresso Nacional.

O HOJE entrou em contato com parlamentares da Progressistas para entender qual será a estratégia adotada pelo partido na disputa por cadeiras de deputado federal. Em resposta, o deputado federal Adriano Avelar, o Adriano do Baldy (PP), preferiu comentar sobre a homologação da federação do Progressistas com o União Brasil. “O Partido Progressistas homologou com o União Brasil [a federação]. Haverá formação da federação União-Progressista em todos os Estados e as chapas serão em conjunto.”

Partido
Deputado federal Adriano do Baldy (PP-GO) – Créditos: Mario Agra / Câmara dos Deputados

Acesse também: UB e MDB goiano movimentam tabuleiro por vagas na Câmara dos Deputados

Já a presidência do Podemos em Goiás diz atuar fortemente em várias regiões do Estado em busca de novos nomes com potencial de liderança regional. Em 2018, o presidente estadual do partido, o deputado federal Glaustin da Fokus, passou a integrar o Podemos, que, naquela eleição, o elegeu como deputado federal e, ainda, Henrique César como deputado estadual.

Há oito anos, o feito foi considerado como um bom resultado pelo Podemos no Estado. Em 2026, a legenda ainda não se manifestou publicamente sobre quais serão os nomes que vão participar da corrida eleitoral à Câmara dos Deputados.

Partido
Deputado federal Glaustin da Fokus (PODE – GO) – Créditos: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Conjuntura do Republicanos

Único deputado federal eleito pelo Republicanos, Jeferson Rodrigues deve deixar a sigla em busca de reeleição pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), inclusive, para apoiar a pré-candidatura do principal adversário do vice-governador Daniel Vilela (MDB), o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), na corrida ao Palácio das Esmeraldas.

A expectativa é que o Republicanos se empenhe na tentativa de construir uma chapa capaz de conseguir uma cadeira na Câmara dos Deputados. Membros do partido afirmam que um dos principais desafios da legenda em Goiás é a montagem de uma nominata forte e competitiva que possa fazer com que as metas e os objetivos da legenda sejam atingidos a fim de fazer com que a sigla alcance o mesmo nível dos partidos que possuem um número maior de deputados federais em mandato.

“Posso adiantar que a chapa está sendo montada, nome a nome, e temos, hoje, grandes nomes para compor, o que vai fazer com que a gente cumpra esse desafio de construir uma chapa competitiva”, ressalta o deputado estadual do Republicanos, Ricardo Quirino, em entrevista ao O HOJE.

Partido
Deputado estadual Ricardo Quirino (Republicanos-GO) – Créditos: Hellenn Reis

Nos bastidores, a informação é que uma das deputadas mais populares de Goiás e a mais bem votada na última eleição, Silvye Alves, pode deixar o União Brasil para disputar a reeleição pelo Republicanos, inclusive como a nova presidente da sigla, no lugar do ex-prefeito de Anápolis e atual presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves.

E o PSD?

Ismael Alexandrino, deputado federal pelo PSD, também fala sobre os desafios de sua sigla em Goiás.

Partido
Deputado federal Ismael Alexandrino (PSD – GO) – Créditos: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

“Muitos potenciais candidatos não querem se filiar pela incerteza dos rumos que o partido tomará em relação ao posicionamento de apoio majoritário que o PSD dará. A direção estadual do partido não manifestou se apoiará Daniel, Marconi, Wilder [Morais (PL)] ou Adriana Accorsi (PT)”, pontua o parlamentar ao jornal O HOJE. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também