O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
critérios, bolsas e prazos

Prouni 2026: entenda como funciona a seleção

Programa federal inicia seleção do primeiro semestre e amplia o acesso ao ensino superior privado para estudantes de baixa renda

Luana Avelarpor Luana Avelar em 26 de janeiro de 2026
prouni
Foto: Divulgação

As inscrições para o primeiro semestre do Prouni 2026 começaram nesta segunda-feira (26), e seguem abertas até o dia 29, às 23h59. O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda que atendem aos critérios definidos em edital.

Nesta edição, serão disponibilizadas 594.519 bolsas em todo o país, sendo 274.819 integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e 319.700 parciais, com desconto de 50%. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação, responsável pela coordenação do processo seletivo.

O que é o Prouni e como o programa funciona

Criado em 2004 e implementado a partir de 2005, o Prouni surgiu como uma das principais políticas públicas voltadas à democratização do acesso ao ensino superior no Brasil. O programa foi concebido em um contexto de expansão das universidades privadas e de baixa presença de estudantes de baixa renda nesse segmento. Em troca da concessão das bolsas, as instituições participantes recebem isenção de tributos federais.

Desde então, o Prouni se consolidou como uma das principais portas de entrada para o ensino superior, especialmente para estudantes egressos da escola pública. Ao longo de duas décadas, o programa viabilizou o ingresso de milhões de alunos em cursos de graduação, alterando o perfil socioeconômico das faculdades privadas no país.

Como fazer a inscrição no Prouni 2026

A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessar o sistema, o candidato precisa utilizar o login do Gov.br. Durante o período de inscrição, é possível escolher até duas opções de curso, informando instituição, turno e município.

O sistema permite acompanhar diariamente a nota de corte, que é atualizada conforme a movimentação dos candidatos. Enquanto o prazo estiver aberto, é possível alterar as opções de curso, estratégia comum entre os participantes para aumentar as chances de aprovação.

Quem pode participar da seleção

Para concorrer às bolsas do primeiro semestre de 2026, é obrigatório ter participado do Enem de 2024 ou de 2025. O candidato precisa ter obtido média mínima de 450 pontos nas quatro áreas do conhecimento avaliadas no exame e não pode ter zerado a redação.

Além do desempenho no Enem, o edital estabelece critérios relacionados à trajetória escolar. Podem participar estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral. Também são aceitos candidatos que tenham cursado parte do ensino médio na rede pública e parte na rede privada como bolsistas integrais, assim como aqueles que estudaram em escola privada na condição de bolsista parcial. Pessoas com deficiência, conforme a legislação, e professores da rede pública que concorrem exclusivamente a cursos de licenciatura e pedagogia também podem se inscrever.

Consulta de vagas e distribuição regional

Após acessar o sistema do Prouni, o candidato pode consultar o número de vagas disponíveis e filtrar as oportunidades por curso, instituição de ensino ou cidade. A ferramenta permite avaliar a oferta regional e a concorrência antes da confirmação das escolhas.

As cidades com maior número de cursos disponíveis nesta edição são São Paulo, com 228 opções, Curitiba, com 183, e Rio de Janeiro, com 166 cursos. A concentração reflete a maior presença de instituições privadas nessas capitais, embora o programa também contemple municípios de médio porte em todas as regiões do país.

Cursos com maior número de bolsas ofertadas

O curso de administração lidera o ranking nacional de vagas no Prouni 2026, com 63.978 bolsas disponíveis no primeiro semestre. Em seguida aparecem ciências contábeis, com 41.864 vagas, e análise e desenvolvimento de sistemas, com 29.367 oportunidades. Também estão entre os cursos com maior oferta gestão de recursos humanos, direito, engenharia de software, logística, criminologia, investigação e perícia criminal e psicologia.

Datas das chamadas e lista de espera

O cronograma do processo seletivo já foi divulgado. A primeira chamada dos candidatos pré-selecionados será publicada no dia 3 de fevereiro. A segunda chamada está prevista para o dia 2 de março. Quem não for selecionado nessas etapas poderá manifestar interesse na lista de espera nos dias 25 e 26 de março. O resultado final da lista de espera será divulgado em 31 de março.

prouni
Foto: iStock

Leia também: https://ohoje.com/2026/01/26/prouni-2026-inscricoes-abertas/

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também