Rede municipal de Goiânia atende mais de 7,3 mil alunos com necessidades educacionais especiais
Crianças e estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) estão matriculados na rede municipal, distribuídos entre o ensino regular e o atendimento especializado
A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia informou atender 7.393 crianças e estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) na rede municipal, considerando matrículas no ensino comum e no ensino especializado.
Segundo os dados divulgados, 6.955 estudantes estão matriculados em turmas do ensino regular e outros 438 no ensino especializado. Atualmente, 352 das 376 unidades educacionais do município recebem alunos da Educação Especial, o que corresponde a 93,62% da rede.
O atendimento contempla estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência auditiva, visual, física, intelectual e múltipla, surdocegueira, síndromes, transtornos funcionais específicos, além de alunos com altas habilidades ou superdotação.
A rede municipal conta com 93 Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), instaladas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Esses espaços são utilizados para atendimento complementar aos estudantes matriculados no ensino regular.
Em Goiânia, rede municipal reúne alunos com NEE em escolas e centros de educação infantil
De acordo com a Secretaria, o AEE atende 3.908 estudantes, incluindo os acompanhados pelos dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão (CMAI). As escolas com Salas de Recursos Multifuncionais receberam kits de materiais de papelaria para uso pedagógico.
Entre as iniciativas citadas está o projeto “Dia D da Inclusão”, que realizou atendimentos médicos especializados para estudantes sem acompanhamento de saúde. A pasta informa que a ausência de atendimento impactava o processo de aprendizagem e a permanência escolar.

Leia mais: Síndico responde a 12 processos envolvendo corretora que desapareceu em Caldas Novas