O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026
Partido Liberal Democrata

Eleições consolidam liderança de Sanae Takaichi no Japão

Vitória do PLD garante maioria ampla no Parlamento japonês e fortalece a premiê Sanae Takaichi

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 9 de fevereiro de 2026
Takaichi
Foto: Divulgação/ Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou no domingo (8) a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, após o Partido Liberal Democrata (PLD) conquistar maioria nas eleições gerais e garantir mais de dois terços da Câmara Baixa do Parlamento japonês. O resultado consolida a posição da premiê no poder e amplia sua margem para avançar com a agenda do governo.

Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou: “Parabéns à Primeira-Ministra Sanae Takaichi e à sua Coalizão pela vitória esmagadora na importantíssima votação de hoje”. O presidente norte-americano acrescentou que “a decisão ousada e sábia de Sanae de convocar eleições deu frutos extraordinários”. Takaichi agradeceu a menseagem e disse que o potencial da aliança entre Japão e Estados Unidos é “ilimitado”.

Takaichi
Foto: Divulgação/ Casa Branca

Takaichi convocou eleições antecipadas

A votação ocorreu no domingo (8), com fechamento das urnas às 20h no horário local. Menos de duas horas depois, o PLD já havia superado os 233 assentos, patamar necessário para assegurar maioria qualificada. A apuração confirmou a projeção inicial divulgada pela emissora pública NHK logo após o encerramento da votação, que apontava ampla vantagem da legenda governista.

Takaichi
Foto: Divulgação/ Casa Branca

O PLD garantiu sozinho 316 cadeiras na Câmara Baixa, composta por 465 parlamentares e considerada a mais poderosa das duas casas do Legislativo japonês. Trata-se do melhor desempenho do partido desde 2017 e de um recorde desde sua fundação, em 1955. Com o apoio do aliado Nippon Ishin no Kai, que conquistou 36 assentos, a coalizão governista alcançou 352 cadeiras.

Takaichi dissolveu o Parlamento em 19 de janeiro e convocou eleições antecipadas oito dias depois, apenas três meses após assumir o cargo, em outubro, sucedendo Shigeru Ishiba, que renunciou pressionado por derrotas eleitorais. O resultado abre caminho para mudanças na política de segurança e defesa, incluindo a revisão das diretrizes militares até dezembro, o aumento dos gastos no setor e a flexibilização da proibição de exportação de armas.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também