Conta de energia já pode ser paga via PIX diretamente pelo WhatsApp
Mesmo com essa facilidade, é preciso ter alguns cuidados com golpes ao pagar conta de energia
Desde o mês passado, a concessionária de energia do Estado, Equatorial Goiás, começou a oferecer uma nova funcionalidade na sua atendente virtual Clara pelo WhatsApp. Agora é possível realizar o pagamento da conta de energia via PIX por meio da opção “Pagar Agora”. Com isso, o cliente não precisa mais copiar o código PIX e acessar manualmente o aplicativo do banco.
Ao clicar em Pagar Agora, o usuário é direcionado para uma página segura, onde visualiza a fatura, preenche os dados necessários e finaliza o pagamento diretamente no aplicativo da instituição financeira. Antes da atualização, a Clara permitia apenas a geração do código PIX, exigindo etapas adicionais para a conclusão do pagamento.
Segundo o gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Goiás, Hugo Leandro, a iniciativa visa facilitar a vida do cliente. “Com essa nova opção, ele consegue resolver tudo no próprio WhatsApp, com rapidez, segurança e sem complicações, reduzindo o tempo e as etapas do processo”, afirma.
Mesmo com a eficiência e agilidade é necessário ter alguns cuidados para evitar cair em golpes, como boletos falsos e QR Codes adulterados. Nesse sentido, o cliente precisa ficar atento a alguns detalhes como o CNPJ do destinatário e o banco recebedor, que no caso da Equatorial é o Itaú.
O que fazer para não cair em um golpe ao pagar a conta de energia:
– Confira se o destinatário do PIX é a Equatorial Goiás Distribuidora de Energia S.A.;
– Verifique se o CNPJ e o banco recebedor (Itaú) estão corretos;
– Não clique em links enviados por números desconhecidos;
– Solicite 2ª via da fatura apenas pelos canais oficiais da empresa; lembre-se que para esta opção está disponível o PIX ‘copiar e colar’;
– Nunca forneça dados pessoais ou bancários por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens;
– Confirme o número da unidade consumidora e os dados do endereço na fatura recebida;
– Para mais informações, acione o atendimento pelos canais oficiais: site, aplicativo Equatorial Energia, WhatsApp (62) 3243-2020 ou call center 0800 062 0196.
Leia também:
49% desaprovam Lula e 45% aprovam, diz pesquisa Quaest