O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Pré-candidaturas acirradas

Entorno do DF fortalece apoio a Daniel diante da divisão entre PL e MDB em Goiás

“Se Daniel não ganhar no primeiro, ganha no segundo turno. Mesmo com uma candidatura do PL na concorrência”, diz Diego Sorgatto, prefeito de Luziânia

Marina Moreirapor Marina Moreira em 18 de fevereiro de 2026
Daniel
Daniel e Caiado durante passagem por Luziânia, segundo maior colégio eleitoral do Entorno do DF - Créditos: Benedito Braga e Jota Eurípedes

Começa a surtir efeito o estabelecimento de vínculos estratégicos por pré-candidatos ao Governo de Goiás. Lideranças do Entorno do Distrito Federal (DF) reforçam apoio ao vice-governador e pré-candidato ao Palácio das Esmeraldas, Daniel Vilela (MDB), em um cenário marcado pela divisão entre a base e aliados do emedebista com o Partido Liberal, presidido em Goiás pelo senador Wilder Morais (PL), que será adversário do emedebista nas urnas em outubro. 

A leitura feita por analistas políticos é de que, apesar de o Estado possuir uma parcela considerável da população que apoia os valores bolsonaristas e que, por isso, tendem a direcionar apoio ao senador, mesmo assim Daniel pode estar à frente de Wilder por possuir ao seu lado mais de 220 prefeitos que sinalizam apoio efetivo à sua pré-candidatura. 

Daniel
Daniel fez diversas viagens ao interior do Estado, estratégico no alcance da pré-campanha ao Governo do Estado – Créditos: Benedito Braga

Acesse também: Qual será o rumo do MDB de Daniel após PL de Wilder negar apoio eleitoral em Goiás

O entendimento é o de que a admiração dos gestores municipais por Daniel se dá devido às várias passagens do vice de Caiado em regiões estratégicas do Estado marcadas por entregas, mas também por encontros com aliados que renderam múltiplas informações de bastidores sobre as táticas adotadas pelo emedebista para o ganho de apoio eleitoral. 

O mesmo foi feito com cidades do interior que não compõem o Entorno e o resultado dessas ações se reflete no apoio que Daniel possui diante da concordância do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com a decisão de Wilder de concorrer ao Executivo estadual, o que é visto como algo que pode gerar maior popularidade para o senador. 

Daniel
O apoio de Bolsonaro à pré-candidatura de Wilder marca o desfecho de uma ala do PL que aposta na coligação da sigla com partidos da base – Créditos: ota Eurípedes e Guilherme Honorato

Apoio de prefeitos

Porém, prefeitos como Diego Sorgatto (UB), de Luziânia, não poupam palavras quando o assunto é a possibilidade de Daniel ser reeleito chefe do Executivo goiano em outubro, já que assume o Estado no lugar de Caiado no final de março. Interlocutores do emedebista consideram Luziânia como um dos principais municípios do Entorno do DF, inclusive por representar o segundo maior colégio eleitoral da região, depois de Águas Lindas de Goiás.

Vale destacar que o conjunto de cidades que compõem o Entorno forma o segundo maior colégio eleitoral do Estado. O eleitorado da região só fica atrás do total de eleitores de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. 

A cidade administrada por Sorgatto se diferencia das demais localizadas nas adjacências por conta do desenvolvimento industrial e devido a questões tradicionais ligadas aos 275 anos da cidade, uma das mais antigas de Goiás. Nesse sentido, observa-se que é essencial o fortalecimento de vínculos, sobretudo de pré-candidatos ao governo, com as cidades, com destaque para Luziânia. 

Daniel
Daniel Vilela durante agendas em Luziânia e Valparaíso – Créditos: Benedito Braga e Jota Eurípedes

Em entrevista ao O HOJE, o prefeito Diego Sorgatto (UB) comenta sobre o impulsionamento que o governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD), pode fornecer a Daniel durante a corrida eleitoral com foco no comando do Palácio das Esmeraldas. 

“Se o Caiado encontrar espaço no PSD, que é um grande partido, o governador tem, sim, que ser candidato à Presidência da República e assim, obviamente, Caiado fará campanha em todo o País, inclusive em Goiás. E isso vai ajudar a chapa de Daniel.” 

Aposta na vitória

Muitas são as pessoas que dizem acreditar que, com a manutenção da pré-candidatura de Wilder ao Governo do Estado, a chance é menor de Daniel alcançar a vitória no primeiro turno. A avaliação é que isso pode ocorrer porque o eleitor terá mais uma opção de candidato com um projeto diferente de gestão, o que, consequentemente, tende a gerar mais divisões no eleitorado. 

Daniel
Daniel tem recebido prefeitos, deputados federais e secretários para discutir questões de interesse do Estado – Créditos: Benedito Braga

“Daniel tem chance de ganhar no primeiro turno e, se não ganhar no primeiro, ganha no segundo. Mesmo com uma candidatura do PL na concorrência, Daniel é amplamente favorito, pois ele tem o apoio do governador, de todo o governo e de toda a estrutura política”, ressalta Sorgatto. (Especial para O HOJE)  

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também