Coluna

AGM sai da tutela do PSDB após 20 anos de influência

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 29 de junho de 2021

Depois de 20 anos sob a tutela do PSDB, a Associação Goiana dos Municípios (AGM) elege neste terça-feira, (29), a nova diretoria da entidade. Por consenso, a entidade passa a ser comandada pelo prefeito de Goianira, Carlão da Fox, que foi eleito, em 2020, pelo PSDB, mas deixou o ninho tucano para se filiar ao Democratas do governador Ronaldo Caiado. A AGM ganhou visibilidade nas gestões do PSDB, a partir da vitória de Marconi Perillo, em 1998, conseguindo reunir a maioria dos 246 prefeitos do Estado. O último a apagar a luz da influência tucana é o ex-prefeito de Hidrolândia, Paulo Sergio Rezende, que, sem cargo eletivo, foi destituído da entidade em abril. 

Na Justiça 

Diante do movimento coordenador pelo prefeito de Gameleira, Wilson Tavares (DEM), Paulinho, como é conhecido, recorreu à Justiça para se manter no cargo, mas teve que se render e convocou eleição. 

Continua após a publicidade

Acordo 

O acordo em torno da sucessão na AGM passa por uma eventual candidatura a deputado estadual de Carlão da Fox, em 2022, para que Wilson Tavares assuma a presidência da entidade municipalista. 

Iris na cena 

Teve a digital do ex-prefeito Iris Rezende no processo de hasteamento da bandeira branca entre o presidente do diretório do MDB, Daniel Vilela, e o deputado Paulo Cezar Martins. Mas sobre lançamento de candidatura própria do partido, ou não, fica para o início de 2022.  

Retorno  

Para discutir o retorno às aulas na rede municipal de ensino, o prefeito Rogério Cruz fez questão de registrar em suas redes sociais o debate que teve sobre protocolos com servidores da educação de Goiânia. 

Como heróis  

Sem citar Ronaldo Caiado, o presidente Jair Bolsonaro parabenizou o que ele classificou como heróis a polícia goiana, por ter tirado de cena Lázaro Barbosa. “CPF cancelado”, anotou Bolsonaro. 

Medalha  

Um seguidor de Bolsonaro que sugeriu que ele condecore os policiais goianos que saíram vivos do confronto contra Lázaro, em ato no Palácio do Planalto. 

Na bomba 

Para ver os preços dos combustíveis mais baratos, o deputado Alysson Lima (Solidariedade) propõe a redução da alíquota do ICMS para 7%. A matéria tramita na CCJ e tem Wilde Cambão (PSD) como relator. 

Mais grana 

O ministério do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, anunciou a liberação de R$ 2 milhões para ampliação do sistema de abastecimento de água de Aparecida de Goiânia e intervenções em saneamento em Luziânia. 

CURTAS 

– A lei que institui o programa de recuperação fiscal será sancionada hoje pelo prefeito Rogério Cruz. 

– Prefeito de Aruanã, Hermano Carvalho (DEM) é só agradecimentos ao deputado federal Zacharias Calil (DEM), pelos recursos que chegam ao município, por meio de emenda parlamentar.