Coluna

Aparecida: Desafio de Mendanha para unir Vilmar e André Fortaleza

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 05 de junho de 2023

No jogo político, quanto mais transparente for a busca por alianças visando uma disputa eleitoral, mais legitimidade terá o vencedor das urnas. É isto que o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano – por enquanto no Patriotas –, tem feito para ampliar alianças em busca da reeleição em 20224. Entre seus aliados, o ex-prefeito do município, Gustavo Mendanha, de malas prontas para o MDB, tem peso eleitoral e capacidade de negociação política. Vilmar Mariano depende muito das articulações que Mendanha tem feito nos bastidores. Uma das mais desafiadoras, é convencer o presidente da Câmara de Vereadores, André Fortaleza (MDB) reatar as boas relações políticas com o prefeito, afinal, todos eles vão estar juntos na mesma legenda. Mas, além de presidente do legislativo de Aparecida, Fortaleza também quer disputar a prefeitura. Se continuar com seu projeto de ejetar Vilmar da cadeira de prefeito em 2024, pode fazer estragos no MDB de Aparecida. É isto que Mendanha quer evitar. Se ele não conseguir unir o partido no município, sua liderança será arranhada. Fortaleza tem dito que, se preciso for, pode até deixar o MDB ou, em última instância, levar a disputa para a convenção partidária. Ele dá mostras que é “osso duro de roer” e não poupa críticas a Vilmar Mariano. Para baixar a fervura, o prefeito estendeu a mão para Fortaleza em sinal de reaproximação. Desconfiado, André Fortaleza mantém “um pé atrás” e segue seu projeto. Por sua vez, Vilmar Mariano declarou recentemente que existe um desentendimento entre ele e o presidente da Câmara, mas “não posso tirar dele o mérito de sua boa gestão à frente do legislativo municipal. Além disso, estou voltando para o MDB e nós vamos estar juntos”. A bola agora está rolando no campo político de Fortaleza.

PT ficou mal aos olhos de Brasília

As declarações do ministro-chefe da Casa Civil, o baiano Rui Costa, responsável pela coordenação política do governo Lula, “pisou na bola” ao dizer que em Brasília “fazer o errado para muitos é que é o certo na cabeça deles”.

Continua após a publicidade

“Um idiota”

A reação do governador do Distrito Federal foi imediata, de acordo com o Correio Braziliense: “É um idiota completo. Agora sabemos de onde partiu o ataque ao Fundo Constitucional”

Ele faz falta

Pode soar estranho, mas o ex-deputado federal, Eduardo Cunha, o ‘Malvado Favorito’ faz falta na Câmara dos deputados. O presidente Arthur Lira (PP) é bom, no entanto, Cunha tinha uma melhor leitura dos deputados e era mais habilidoso no trato com o PT.

PSD cotas Ltda

Na formação da nova composição executiva do PSD de Goiás comandado pelo senador Vanderlan Cardoso, prevaleceu o conceito empresarial de “cotas definidas” na composição, ou seja, uma companhia limitada (Ltda). Nada de capital social aberto em ações e sim em cotas para fieis aliados.

Eu, Vanderlan

O novo diretório é quase 100% Vanderlan, tanto que ignorou um colégio eleitoral importante como o de Rio Verde. O gesto foi interpretado como um projeto “Eu, Vanderlan: primeiro Goiânia, depois os outros”. A conferir.

Rogério feliz

O velho ditado popular que “depois da tempestade vem a bonança”, pode ser aplicado ao prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). O homem é só alegria depois que resolveu suas refregas com os vereadores. Agora é só obras, inaugurações e política do bem. (Especial para O Hoje)