Coluna

Queda de braços no União abre espaços para PP e Republicanos

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 06 de junho de 2023

Diante dos desacertos na articulação política e sem uma base confiável na Câmara Federal, os áulicos do presidente Lula sugerem uma “mexida na Esplanada dos Ministérios”. A ideia é agasalhar o PP de Ciro Nogueira e Arthur Lira arrastando junto, o Republicanos que “está com um pé no barranco e outro na canoa” em relação ao governo. Ou seja, meio “independente”. O desafio é como se dará esse arranjo para atender a gula dos partidos de centro. Mesmo com três ministérios na cota do União – Desenvolvimento Regional, Turismo e Comunicações –, a troupe petista não anda nada feliz com a falta de empenho da legenda. Cobrados pela fatura ministerial, a maioria dos deputados do União alegam que os ministros da legenda são da cota do senador Davi Alcolumbre (AP), portanto, são indiferentes aos deputados. Eles querem gente da Câmara com os quais tem afinidades. De fato, o União é um “balaio de gatos”: a ministra Daniela Carneiro, do Turismo, está de saída para o Republicanos, mas Luciano Bivar já avisou que a vaga é da legenda. O enrosco só vai aumentando já que Lula não quer encrenca com o senador Alcolumbre, afinal ele é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que vai sabatinar o advogado Cristiano Zanin para o STF. Se não bastasse, Arthur Lira está “mascando abelha” com a operação da Polícia Federal que prendeu um ex-assessor dele e vê na prisão, uma represália à sua atuação nas pautas do governo. Mesmo com tantos obstáculos, Lula quer agasalhar o PP e o republicanos no governo e “enquadrar aos costumes” o União Brasil.

Contra ou a favor do DF?

Em vídeo distribuído nas redes sociais, o deputado distrital, Chico Vigilante (PT) critica o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, de seu partido pela sua fala sobre Brasília ser “uma ilha da fantasia” em referência aos gastos da União com o DF. No entanto, desce a borduna no governador Ibaneis Rocha (MDB) por ter dito que Rui Costa é “um idiota”.

Continua após a publicidade

MDB ganha força

Pela movimentação de lideranças no interior de Goiás, é possível perceber que o MDB do vice-governador Daniel Vilela ganha musculatura política com novas adesões. A agenda de Daniel tem sido intensa com pré-candidatos e prefeitos querendo se filiar na legenda.

Gugu pamonheiro

O deputado estadual, Gugu Nader (Agir) e mais 150 voluntários, promoveram no sábado (3), em Itumbiara, uma das maiores distribuições de pamonha que se tem notícia no país. Aproximadamente 5 mil pessoas degustaram a iguaria goiana sem custo algum. Uma festa.

Mega estrutura

Os números impressionam: 15 mil espigas de milho, 130 balaios de pamonhas cozidas em uma panela que cabe um boi dentro. “No próximo evento, queremos produzir 20 mil pamonhas e entrar no livro dos recordes Guinness Book com a maior panela do mundo”, conta Gugu Nader.

Ênio Paschoal

Na sexta-feira (2), mais de 50 amigos do ex-deputado estadual e conselheiro aposentado do TCE, Ênio Paschoal prestaram uma homenagem a ele “como exemplo de homem público e coerência política nos seus 89 anos”, ressaltou Eduardo Mathias.

Líderes históricos

O salão de festas do prédio em que mora Ênio Paschoal, ficou lotado por ex-deputados e lideranças da velha guarda de vário partidos que foram à homenagem. Entre eles, uma das figuras mais respeitadas o velho MDB, Luiz Soyer. (Especial para O Hoje)