Coluna

Baldy e Vitor Hugo podem ser o trunfo de Roberto Naves em Anápolis

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 22 de maio de 2023

Por enquanto, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), não definiu o tamanho que pretende ser a partir de 2026: candidato ao Senado, deputado federal ou, quem sabe, no andar da sorte, governador. Mas, para que o seu futuro político seja pavimentado, primeiro precisa eleger um sucessor em Anápolis. Esse é o desafio. Naves gostaria de ter o suplente de deputado federal Márcio Corrêa (MDB) em seu grupo. No entanto, ele resiste, mesmo com o empenho do presidente da legenda em Goiás e vice-governador, Daniel Vilela, pedindo. Então, segundo apurado pela Xadrez, Naves não descarta a possibilidade de ter o presidente de seu partido em Goiás e da Agehab, Alexandre Baldy, na cabeça de chapa. A vice seria um nome de sua base política. Porém, não é descartada a possibilidade de o ex-deputado federal e candidato ao governo de Goiás, Vitor Hugo, compor a chapa. Vitor Hugo é do PL, ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro e deve fixar residência na cidade. Sua mulher, a juíza Flávia Morais Nagato de Araújo Almeida, foi transferida para a comarca de Anápolis. Coincidentemente, essa chapa resolveria um problema entre o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e Jair Bolsonaro. É que o ex-presidente da República quer Vitor Hugo candidato a prefeito em Goiânia, mas Valdemar pensa o contrário. Tanto é que o presidente do PL em Goiás, senador Wilder Moraes, já disse que o deputado federal Gustavo Gayer é o pré-candidato a prefeito da Capital.

Por que Baldy candidato a prefeito

Alexandre Baldy é empresário com empresa em Anápolis, conhece todos os agentes políticos e empresariais do município. Portanto, não é ‘paraquedista político’. Soma-se a esses atributos ter tido 32.306 votos (17,91%) na disputa para o Senado em 2022.

Continua após a publicidade

Direita forte

Outro ponto favorável é o fato de que a direita predomina em Anápolis e a eleição de 2022 mostrou isso. Bolsonaro conquistou 134.635 votos (63,03%) e o governador Ronaldo Caiado (UB), 134.635 votos (63,03%). É com essa força que Naves conta e quer unir para derrotar o deputado Antonio Gomide (PT).

Doria, elo do bem

Goste ou não do empresário e ex-governador de São Paulo, João Doria, mas todos reconhecem sua capacidade em “construir pontes” por meio de sua empresa, Lide, seja no Brasil ou no exterior, como fez recentemente em Londres e nos Estados Unidos.

No prumo

Ronaldo Caiado em sua palestra no Lide, em São Paulo: “O Brasil cresceu 2,9%. Goiás cresceu 6,6%. Somos um Estado que tem uma frente a fazer, temos um outro mundo a construir, diferente da realidade de outros Estados”. O homem vai longe!

“Do outro lado…

… da Fronteira” será o primeiro programa da televisão goiana dedicado exclusivamente a assuntos internacionais. Toda sexta-feira, às 20 horas, na TBC, o jornalista Alexandre Parrode e o internacionalista Marcelo Mariano vão fazer um bate-papo descontraído sobre as principais notícias que aconteceram no mundo durante a semana.

Pressão total

A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), saiu a campo e mostra aos adversários políticos que, em 2026, ela chega como favorita na disputa ao GDF. Assumiu a bandeira em defesa do Fundo Constitucional do DF e conta com um aliado e tanto: Arthur Lira. (Especial para O Hoje)