Coluna

Bolsonaro e Wilder Morais vão centrar o PL onde o agro é forte

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 27 de dezembro de 2023

A passagem do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, por Goiás, no sábado (23), na cidade de Nerópolis, Região Metropolitana de Goiânia, foi além de uma visita ao aliado e presidente da legenda no Estado, senador Wilde Morais. Antes de irem à cidade, Bolsonaro foi para a fazenda de Wilder, onde avaliaram os cenários de 2024, principalmente em cidades que o ex-presidente venceu no primeiro e segundo turnos da disputa com Lula em 2022. As chances do PL vencer em Rio Verde, espécie de coração pulsante do bolsonarismo em Goiás, seguido de Jataí, outro enclave onde a direita predomina, a base caiadista vai ter muito trabalho. Até mesmo no Entorno de Brasília, cidades como Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio e Formosa, Bolsonaro é influente junto ao eleitorado. É com esse capital político que o PL goiano pretende conquistar cidades estratégicas e fortalecer sua base para 2026. Bolsonaro tem repetido aos aliados que o foco é eleger o maior número de prefeitos em Goiás. Essa meta tem como objetivo dar suporte para eleger o maior número de deputados federais. Hoje são 95 e conta com a maior fatia do fundo eleitoral, portanto, a estratégia é conquistar em 2026 o maior número de deputados federais.

Gayer amplia visibilidade no DF

Desde o protesto do dia 10 promovido pelo PL, em Brasília, contra a indicação de Flávio Dino ao STF que o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) virou a figura mais festejada por bolsonaristas na capital da República. Se ele conseguir a atenção do público em Goiânia como foi no DF, deve dar trabalho ao PT como pré-candidato a prefeito.

Continua após a publicidade

Polarização PT-PL…

… favorece a candidatura de outras legendas, mas o maior beneficiário será o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). Enquanto PL e PT se engalfinham em discursos extremados em defesa de Bolsonaro e Lula, respectivamente, os concorrentes fazem propostas.

Gilvane frustrado

A carta de despedida e renúncia à presidência do Cidadania em Goiás divulgada nesta terça-feira (26) por Gilvane Felipe é um protesto de frustração. “Nunca aderi voluntariamente a políticas de gueto, idolacionistas. Não me restou outra alternativa senão a renúncia à presidência do Cidadania e à vice-presidência da Federação.”

Intervenção no DF

Conforme a Xadrez publicou nesta terça-feira (26), o diretório do Cidadania no DF sofreu intervenção e afastou a presidente, deputada distrital Paula Belmonte. O diretório local quer alianças com a esquerda e a deputada Paula resistia. Gilvane defende uma aproximação do Cidadania goiano ao PT e Marconi Perillo é contra.

PP é Rogério?

Politicamente o PP tem uma das secretarias mais importantes na gestão de Rogério Cruz, a de Educação, mas até agora ninguém sabe se o presidente da legenda em Goiás, Alexandre Baldy, vai apoiar a reeleição do prefeito ou outra candidatura. A conferir.

Planos de Fred

Depois que perdeu o recurso nos tribunais superiores, em que tentava reaver o mandato, o agora ex-deputado estadual Fred Rodrigues (DC) traça plano para 2024. De acordo com aliados, os seus cerca de 42 mil eleitores não ficarão órfãos. “Ele deve ser candidato a vereador em Goiânia ou mesmo vice”, diz um aliado. (Especial para O Hoje)