Coluna

Lula ‘empurra’ segurança para Estados e municípios

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 28 de dezembro de 2023

De acordo com pesquisas de avaliação sobre o governo do presidente Lula encomendadas pelo Palácio do Planalto, o item segurança pública lidera a preocupação dos brasileiros. Aliado ao histórico dos governos petistas a serem mais de ‘palavrório’ do que do combate efetivo contra a violência e o crime organizado, a população começa a ficar inquieta. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, uma das críticas internas que o PT fazia a Flávio Dino era de que ele não tinha um plano para deter o avanço da criminalidade no País. Após a indicação para o STF e aprovado pelo Senado, a pressão sobre Lula é para que desmembre o Ministério da Justiça e transforme a Segurança em uma nova pasta. Lula veta a ideia por dois motivos: o primeiro é o aumento de despesa com 38 ministérios e o outro é que o fracasso de políticas públicas sobre segurança cairia diretamente no colo de Lula. Em linguagem menos polida, o presidente deixa o abacaxi para os governadores, que comandam as polícias militar e civil, juntamente com os prefeitos, que comandam as guardas municipais. O fracasso do Governo Federal nos episódios de violência na Bahia, Estado governado pelo PT há mais de uma década, e no Rio de Janeiro mostra o calcanhar de Aquiles da esquerda. Por isso, o presidente Lula “saltou de banda”, preferindo ajudar em recursos do que meter a mão nesse vespeiro.

Desenvolvimento com segurança

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sempre que tem oportunidade, reforça que “não existe desenvolvimento sem segurança, saúde e educação”. “E Goiás detém os melhores índices nos três.” Mas o maior destaque é a segurança pública, onde o “crime não faz morada”.

Continua após a publicidade

Firme com Rogério

Sobre a nota publicada na Xadrez desta quarta-feira (27), questionando se o PP vai apoiar a reeleição do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), o presidente da legenda em Goiás, Alexandre Baldy, foi incisivo: “O PP está na base do prefeito Rogério e apoia a sua reeleição. Assumi este compromisso e minha palavra não volta atrás”.

Na linha Caiado

No Programa “Trocando em Miúdos”, comandado pelo jornalista Bruno Marques, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (UB), disse que a escolha de nomes para disputar a prefeitura pela sua base em 2024 será anunciada em abril. Ele adotou a linha do governador Ronaldo Caiado, de “tudo ao seu tempo, pois mal saímos de uma eleição”. “Portanto, ainda temos muitas obras para ser entregues à população.”

Segue o adversário

A disputa eleitoral em Cristalina está polarizada entre o vereador Jean Eustáquio (MDB), apoiado pelo prefeito Daniel Sabino (UB), e o médico e vice-prefeito, Luís Otávio (por enquanto sem partido). A prova da polarização foi constatada pela ação que o vereador fez no Distrito de Marajó, na véspera do Natal. Antes, o Dr. Luís havia passado por lá e foi também um alvoroço. Viva a pluralidade democrática!

Jéssica no UB?

Estava praticamente acertada a ida da empresária Jéssica Aparecida Ribeiro, mulher do deputado estadual André Luiz Gomes, mais conhecido politicamente como André do Prêmio (Avante), para o PL, mas tudo indica que ela vai se filiar ao UB de Ronaldo Caiado. Jéssica é pré-candidata a prefeita de Santo Antônio do Descoberto, Entorno de Brasília. (Especial para O Hoje)