Coluna

Chico KGL deve liderar bancada da União Brasil na Alego

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 07 de outubro de 2021

Ao mesmo tempo em que acontecia, em Brasília, ato do Democratas, de aprovação da fusão com o PSL, a Alego discutia o nome do deputado Chico KGL (DEM) como liderança do novo partido, a União Brasil. A discussão começou quando o Delegado Humberto Teófilo disse, da tribuna, que lamentava a fusão e que deixaria o PSL, caminho que deve ser seguido por Major Araújo e Paulo Trabalho. Líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB), o presidente Lissauer Vieira (PSB) e Álvaro Guimarães (DEM) aproveitaram para reforçar que Teófilo passaria a ser comandado por KGL, que não se pronunciou sobre o assunto. 

A favor 

Aliado de Caiado e pré-candidato ao Senado pelo Democratas, o deputado federal Zacharias Calil votou pelo nascimento do União Brasil e diz que legenda nasce forte e representativa. 

Continua após a publicidade

Palanque  

Mantido o atual cenário político-eleitoral, com a União Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido) não teria palanque em Goiás, já que a nova legenda, que será comandada por Ronaldo Caiado, terá candidato a presidente da República, em 2022. Só falta definir o nome. 

Sem quórum  

Sem os votos da oposição, a sessão da Alego, de ontem, teve que ser encerrada por falta de quórum, para aprovação do projete do governo que cria mais três juntas administrativas de recursos e infrações, na Goinfra e pagamento de R$ 900 aos relatores de cada unidade. 

Abstenção  

Uma semana após assumir mandato no lugar de Vinícius Cirqueira, Sérgio Bravo (Pros) seguiu a oposição e se absteve de votar no projeto sobre as juntas na Goinfra, até levantar ações do Executivo em Senador Canedo, sua base eleitoral, conforme explicou.

Bate-papo 

Ex-companheiros de partido, o vice-governador Linconl Tejota (Cidadania) e Vilmar Rocha, presidente do PSD, conversaram sobre o cenário de Goiás e nacional para 2022. Tejota costuma se aconselhar com o ex-deputado.

Contra Marconi 

Destoando de entendimento do Tribunal de Justiça de Goiás, o Superior Tribunal de Justiça deu provimento a ação civil pública do Ministério Público contra Marconi Perillo (PSDB), por improbidade Administrativa 

Pelo interior 

Mesmo sem definir se disputará cargo eletivo em 2022, o secretário de Governo, Ernesto Roller, faz giro pelo interior, representa Ronaldo Caiado em alguns eventos, como o de São Francisco de Goiás. 

Gazeta 

Dos 35 vereadores da Câmara de Goiânia, apenas nove compareceram à sessão de ontem, que foi encerrada por Clécio Alves (MDB), por falta de quórum. A exceção foi Romário Policarpo (Patriota), que está de licença médica. 

CURTAS 

Ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot, ex-PSDB, agora filiado ao Patriota, foi a Goianira para uma conversa com o prefeito Carlão da Fox (DEM), presidente da Associação Goiana dos Municípios.