Coluna

Ciro Gomes e Lula disputam apoio de Marina Silva

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 25 de janeiro de 2022

Escapando das astutas de Ciro Gomes (PDT), que lançou pré-candidatura à Presidência no final de semana, Marina Silva (Rede) deve ser procurada por Lula. A ex-ministra do Meio Ambiente do petista em 2008 e, mesmo assim, defenestrada pelo marketing da campanha eleitoral de Dilma Rousseff, em 2014, atrai a atenção dos interessados por pautas ambientais. Fora das discussões políticas desde o início da pandemia, Marina ainda não definiu se vai concorrer a um cargo. Ou a quem apoiar. O fato é que ela foi fundamental para desmentir as falácias negacionistas do ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro (PL), Ricardo Salles. A ex-senadora obteve o 3° lugar na eleição de 2014, onde teve  22 milhões de votos. Já em 2018, na polarização entre PT e PSL, Marina ficou em 8° lugar, com 1 milhão de votos.

Quase…

Uma informação causou calafrios a uma parte da esquerda que enxerga em Gustavo Mendanha (sem partido) uma alternativa ao governo. É que a filiação do ex-emedebista ao PL de Magda Mofatto estaria quase concretizada. Embora tenha proximidade com o bolsonarismo, essa possibilidade é bem desgastante. Afinal, no PL, Mendanha seria palanque ao presidente com alto índice de rejeição.

Continua após a publicidade

Hmm, sei…

 “A estratégia é fritar o Gustavo”, afirma um interlocutor do prefeito de Aparecida sobre a quase certeza da filiação dele ao PL. Ligado aos evangélicos, sobretudo a Assembleia de Deus, Gustavo poderia aproximar Lula e os religiosos, ainda hipnotizados com a promessa do Messias – o Jair.

Terceira via?

Não é difícil reconhecer em Ciro Gomes (PDT) a síndrome do patinho feio, largado, só, diferente, sempre outra opção. Ciro está sempre em busca de atenção em um Brasil que nunca o vê como presidente, mas como uma terceira opção. Basta lembrar o resultado vergonhoso das três eleições presidenciais – desde 1998 – que Ciro concorreu.

Contra o aumento

O deputado estadual Alysson Lima (Solidariedade) protocolou nesta segunda-feira uma representação no MP-GO contra o aumento do IPVA 2022 autorizado pelo governo. 

Politicagem?

O presidente do Detran-Go, Marcos Roberto Silva, explicou à Xadrez que o órgão precisa obedecer a tabela Fipe. “Isso não é só em Goiás”, disse ele, antes de espinafrar: “Pergunte ao deputado qual o índice que ele usaria?”

Propaganda eleitoral

Depois de os servidores da Amma removerem um outdoor com a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do deputado federal Victor Hugo (PSL), no Residencial Clea Borges, surgiram novos locais com a mesma propaganda antecipada.

Ajudinha

Aqui está a lista dos bairros onde estão os outros outdoors: Parque das Laranjeiras e no Residencial Goiânia Golfe Clube.

Repúdio

A executiva nacional do Podemos divulgou nota em que condena a proposta de criação de uma CPI contra  Sérgio Moro”.

Troca

O governador Ronaldo Caiado exonerou na noite de ontem o secretário de Comunicação Tony Carlo Bezerra. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado. É o quarto nome a deixar o cargo em três anos de governo Caiado.

Curtas

No lugar de Tony assume o secretário de Governo, Adriano da Rocha Lima.