Coluna

Daniel, Bruno e Pedro Sales podem disputar a prefeitura de Goiânia

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 20 de fevereiro de 2023

O que não faltam são nomes no mercado político goiano que se credenciam a disputar vaga de prefeito em 2024. Prefeituras importantes como a de Goiânia, Aparecida, Anápolis e, de modo geral, nos 246 municípios goianos já se apresentam pretendentes. São pré-candidatos de várias siglas, sendo que a maioria é conhecida da massa e outros nem tanto. No caso de Goiânia já circulam muitos pretendentes, começando pelo atual prefeito, Rogério Cruz (Republicanos) que busca se cacifar para disputar a reeleição. Segue mais uns 10 postulantes, mas o foco são em três nomes que se tornaram plays políticos da nova safra partidária. São eles o presidente do MDB regional e vice-governador Daniel Vilela, o presidente da Alego, Bruno Peixoto e do secretário da Seinfra, Pedro Sales. Os dois são do União Brasil, sigla que tem o governador Ronaldo Caiado como líder. Daniel seria o nome preferencial do MDB e com maiores chances devido o histórico político, mas nunca manifestou publicamente este desejo. Bruno Peixoto ainda não tem um grupo político orgânico, mas seu DNA eleitoral é goianiense, portanto, não terá dificuldade em construir um grupo forte para apoiá-lo. O outro é uma revelação política e ao mesmo tempo, um gestor administrativo comprometido com o interesse público, Pedro Sales. Assim como Daniel, nunca disse ou sinalizou que pretende disputar a prefeitura, mas até a estátua de Pedro Ludovico sabe que ele é um nome da chamada “reserva política de Caiado”. Quem viver, saberá.

Caiado, o monge político

O personagem mais importante do cenário eleitoral de Goiânia em 2024, além dos candidatos a prefeito, é o governador Robaldo Caiado. Caiado tem se comportado como um monge tibetano que faz votos de ajudar a todos sem distinção. No caso do governador, ele é um monge político que procura ajudar todos os aliados sem fazer distinção, mas se pisarem no pé dele pode transformá-lo em um discípulo raiz do Templo Shaolin.

Continua após a publicidade

PPPs em Canedo

Em Senador Canedo o fornecimento de água tratada e esgoto é municipalizado e agora, o prefeito Fernando Pellozo (PSD) decidiu resolver de vez os problemas estruturais do saneamento. Uma Parceria Público Privada (PPP) formada pelo Consórcio Sul, que reúne a Prefeitura, Sanesc e 14 empresas, vão investir mais de R$20 milhões para ampliação da rede e capacidade de reservatório como o de João Leite, em Goiânia.

Major Davi prefeito

“Quero fazer de Aparecida do Rio Doce [região Sudoeste] um município mais humano, justo, transparente, parceiro dos cidadãos e das entidades’, disse à Xadrez o pré-candidato a prefeito no município, Major Davi Pires (Patriota).

Novos negócios

Major Davi avalia que é possível criar um ambiente propício para o crescimento e ao desenvolvimento das potencialidades do município. Para isto é preciso investir em novos negócios e repactuar a relação prefeitura-cidadão.

Não entendeu

O serpentário político do Congresso e de Brasília como um todo, avalia que o PT não entendeu que precisa pacificar o país. Os partidos de centro, já não esconde que estão sendo pressionados pelos eleitores por conta do apoio ao governo Lula, mas o presidente continua atacando os governos de Michel Temer e de Jair Bolsonaro.