Coluna

Deputado tenta barrar atletas trans no esporte em Goiás

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 30 de setembro de 2021

Por meio de projeto de lei, na Alego, o deputado Cairo Salim (Pros) propõe proibir a participação de atleta identificado com transexual em equipes e times esportivos e em competições, eventos e disputas de modalidades esportivas realizadas em Goiás. No caso, deve prevalecer o sexo biológico como único critério usado em competições esportivas no Estado. Proposta de igual teor já tramita nas assembleias legislativas de São Paulo. Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba Pará, Pernambuco e Distrito Federal. O deputado Charles Bento (PRTB) já se colocou contra o projeto de Salim. 

Proposta 

Horas antes de anunciar sua saída do MDB, na terça-feira passada, o prefeito Gustavo Mendanha participou de evento, em Goiânia, ao lado da deputada federal Magda Mofatto (PL), que trabalha para que ele se filie ao partido  

Continua após a publicidade

Articulação  

Ex-prefeito de Santa Terezinha, Marcos Cabral esteve em evento na cidade, ao lado do líder do governo na Alego, Bruno Peixoto (MDB). Ele, que deixou a presidência da Codego, em junho de 2020, cogita disputar cadeira na Alego. 

Prévias 

Com os tucanos goianos divididos entre os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), quem vem pedir votos em Goiânia é o ex-senador amazonense Arthur Virgílio, para as prévias do partido. 

A todo vapor 

Depois de dois de suspensão, por conta da pandemia, o Canto da Primavera, em Pirenópolis, volta de forma presencial, com o apoio do programa Goiás de Resultado, coordenado pelo vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania). 

Patrocínio  

O nome de Jorge Kajuru (Podemos) circulou pela CPI da Pandemia, depois que o empresário Luciano Hang, dono da Havan, sustentou que o senador por Goiás havia pedido a ele patrocínio, e o taxou de cara de pau. 

Recado dado 

Um ano e oito meses após o TRE cassar o mandato do deputado Vinícius Cirqueira (Pros), o suplente Sérgio Bravo, do mesmo partido, assumiu cadeira na Alego, e avisou que entra pela porta da frente, amparado por mais de 17 mil votos. 

Novo partido 

Sai DEM e PSL. Entra União Brasil. É o nome da nova legenda, com a fusão dos dois partidos. E o número será o 44. Agora é esperar a reação dos parlamentares da ex-legenda de Jair Bolsonaro. Se ficam ou caem fora. Convenção conjunta será em outubro. 

Aval do TCE 

Em defesa da aprovação das contas do governo, de 2020, o líder do Executivo, Bruno Peixoto (MDB), rechaçou questionamentos da oposição, de que há ressalvas da Controladoria Geral da União, no tocante a gastos com a pandemia. Pontou que o TCE deu seu aval. 

CURTAS 

– Sem muita repercussão no mundo político, o PDT, presidido em Goiás pelo ex-prefeito de Trindade, George Morais, tenta articular para dar visibilidade a manifestação a favor do impeachment de Jair Bolsonaro, dia 2 de outubro.

– Em acordo com o MP, o prefeito de Palmeiras de Goiás, Vando Vitor (PSDB) reconheceu prática de promoção pessoal, no exercício do cargo, em 2019.