Coluna

Iris e Castelo Branco: o nome de um logradouro de Goiânia

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 19 de fevereiro de 2022

Pouco mais de 54 anos dividem a morte do ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco e do ex-prefeito Iris Rezende Machado. Com percursos na política que se diferem muito, sobretudo quanto ao lado que estiveram em relação à democracia, os dois nomes são “ressuscitados” por um debate que circula pelo Paço, pela Câmara e aquece, ainda mais, a saudade dos aliados, amigos e familiares de Iris Rezende. Uma disputa de narrativas, entre manter ou não, o nome de Castelo Branco como logradouro de um dos Ceps mais importantes da capital, não deixa de se tornar uma discussão cuja única observação a se fazer é: qual seria a opinião de Iris Rezende? Qual é a da população que, de fato, convive com a rotina da Avenida Castelo Branco? Qual a importância de, no ato de homenagem ao mais importante prefeito que Goiânia já teve, arrancar as placas com o nome do segundo homem da ditadura civil-militar? Talvez um plebiscito. Como a Câmara e o Paço tendem a não dar ouvidos à opinião do povo, resta o vácuo que o silêncio de Iris, tão importante nas decisões goianienses, para uma análise impessoal de cada cidadão preocupado com a memória ou com a sobrevivência da economia local. Esperemos o próximo capítulo.

Especulação 

Quem pensou que a saída do Arthur Bernardes da Secretaria de Governo, indicação do Republicanos de Brasília, fosse um revés ao grupo, pode estar enganado. Um dos nomes cotados para ocupar a pasta pode ser Pablo Tatim, ex-assessor de Michel Temer na Presidência. Na gestão Bolsonaro, Tatim foi um dos principais auxiliares do ex-ministro Onyx Lorenzoni. 

Continua após a publicidade

Escândalo

No cargo de superintendente da Fundação Nacional de Saúde no Rio Grande do Norte, Tatim foi pressionado a deixar o cargo em fevereiro do ano passado sob acusações de falsificação de documentos, corrupção ativa e passiva. 

Segue na luta 

O vereador Lucas Kitão (União Brasil), que é integrante do movimento SOS Goiânia, segue em busca de apoio ao Projeto de Lei Complementar (PLC 01/2022), que revoga ao Custo Unitário Básico (CUB) e abaixa o limitador de “até 45%” para o “até o índice do IPCA”. 

2 mil assinaturas 

Nas passeatas e caminhadas pela cidade, o vereador tem apresentado um abaixo-assinado pedindo o apoio ao PLC 01/2022, que é de sua autoria.

Polêmica 

O TJGO marcou o julgamento da medida cautelar (liminar) da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) do IPTU proposta pelo Partido  dos Trabalhadores para dia 23, às 13 horas, no colegiado do órgão especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

Mérito

Embora o próprio Mauro Rubem (PT) não tenha se preocupado com a falta quase maciça da citação do nome do gabinete nele nas decisões contra o aumento do IPTU, lançou-se nas redes sociais uma campanha para dar o crédito ao grupo do petista. 

Curta

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba abriu, até 10 de março, inscrições para o processo eleitoral que define os 38 membros da gestão 2022-2026.