Coluna

Republicanos vetam Jovair no comando do Diretório

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 09 de fevereiro de 2023

Durou pouco o alarido em torno do nome de Jovair Arantes para comandar o Diretório Metropolitano do Republicanos no lugar do prefeito Rogério Cruz. A cúpula nacional do partido – leia-se Marcos Pereira –, não endossou a ideia. “Ele prefere manter o prefeito [Rogério Cruz] à frente da legenda por estar em sintonia com o governador Ronaldo Caiado (UB) e os prefeitos dos municípios vizinhos de Goiânia”, disse uma fonte para a Xadrez. Embora não expressem publicamente, parte da legenda e aliados do prefeito, viram na especulação com o nome de Jovair como uma manobra para fortalecer ele nas negociações políticas, principalmente junto aos vereadores ‘rebeldes’. Se a intenção era boa, não deu certo e ainda gerou desgastes maiores com as excelências do legislativo municipal. Tanto que o vereador Paulo Magalhães (UB), foi taxativo na reunião com o secretário de Governo do município e desceu sem dó o tacape no prefeito. Para piorar o cenário, o Republicanos nacional e também o regional que, em breve, será comandado pelo deputado federal Jeferson Rodrigues, não moveu um músculo para ajudar a dupla Jovair e Rogério Cruz. Até depois do Carnaval, quando está prevista a posse oficial de Jeferson Rodrigues à frente do Diretório Regional em substituição a João Campos, muitas pedras vão rolar no Paço e movimentar a pasta de Jovair. A conferir.

O ocaso de João Campos

O líder político que almeja o poder e não pessoas precisa, pacientemente, refazer seus passos o tempo todo, afinal, não é fácil ter só uma bandeira como sustentação ideológica ou conceitual. O longevo deputado federal João Campos (Republicanos), “enterrou em uma única e equivocada cartada em 2022 todo o patrimônio político acumulado ao longo da sua carreira quando inventou uma candidatura ao Senado”, como definiu o jornalista Luiz Bittencourt em seu Blog do JBL. Agora, sem mandato, saúde debilitada, sem um grupo político e pior, sem o comando do Republicanos, tende a nascer grama alta em sua porta. Até seu público evangélico, pouco a pouco está migrando para outras lideranças.

Continua após a publicidade

Federação UB e PP

O governador de Goiás e vice-presidente do União Brasil, Ronaldo Caiado acompanha de perto as negociações para federalizar as PP e o UB até 2026. Caiado chegou a participar rapidamente de reunião entre os integrantes das siglas em Brasília e a tendência é que até o final de fevereiro seja sacramentada.

Somar forças

A ideia da federação é para fortalecer o poder de negociação no Senado e na Câmara Federal em busca de espaços nas comissões importantes. Juntos, são 15 senadores e 108 deputados federais. ACM Neto deve assumir a coordenação da federação, mas em Pernambuco, a encrenca entre o presidente nacional do UB, Luciano Bivar, Mendonça Filho, Dudu da Fonte e Miguel Coelho por espaço dificulta o acordo.

Baldy fortalecido

A federação entre UB e PP favorece o presidente do Progressistas em Goiàs, Alexandre Baldy que pode assumir um cargo no segundo escalão do governo do presidente Lula. Os buchichos são que Baldy deve ir para a Sudeco, mas não é descartada uma secretaria em Goiás.

Rede IFES e EBC

O ministro das Comunicações, Paulo Pimenta e o presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), jornalista Hélio Doyle firmaram parcerias entre a Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com o Governo Federal. A rede conta com 33 TVs Universitárias, 36 Rádios Universitárias e produz conteúdos educativos e culturais nas cinco regiões do país.