Coluna

STF decide que Goiás não pode proibir usina nuclear no Estado

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 09 de novembro de 2021

Palco do maior acidente radiológico do mundo, ocorrido em 1987, com o Césio 137, Goiânia assiste agora a uma discussão sobre instalação de usinas nucleares em Goiás e o fim de rejeitos radioativos. Em acolhimento a uma ação da Procuradoria-Geral da República, o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional dois parágrafos da Constituição goiana: um que veda usinas nucleares no seu território e outro que normatiza destinação de rejeitos radiativos. O procurador Augusto Aras alega que a norma estadual “usurpa competência privativa da União para editar leis sobre atividades nucleares”. O artigo na mira da PGR é o de número 13, que tem quatro parágrafos. 

Memorial  

Os rejeitos do acidente com o Césio 137 – cerca de 6 mil toneladas – estão enterrados em um terreno em Abadia de Goiás, que virou espaço de visitação, principalmente de estudantes. 

Continua após a publicidade

Pelo interior 

A Comissão de Finanças da Alego realiza hoje a primeira audiência pública no interior, na cidade de São Miguel do Araguaia, para discutir a lei orçamentária do Estado de 2022. A matéria projeta receita de R$ 39,37 bilhões, sem déficit, pela primeira vez na atual gestão. 

Aplausos  

A decisão do secretário da Cultura, Mário Frias, de assinar portaria proibindo exigência do passaporte da vacina em projetos da Lei Rouanet, foi comemorada pelo deputado federal Major Vitor Hugo (PSL), que a classificou como excelente. 

Filiações  

Com a repercussão da futura filiação de Jair Bolsonaro ao PL, o presidente da legenda em Goiás, Flávio Canedo, se prepara para uma corrida em busca do partido, principalmente dos políticos que ficaram órgãos com a saída do presidente do PSL. 

Nomes certos 

Na Assembleia Legislativa é dada como certa a ida dos deputados Paulo Trabalho, Major Araújo e Delegado Humberto Teófilo, todos do PSL, ao PL da deputada Magda Mofatto. 

Lá e cá 

Pelo atual cenário, a filiação de Bolsonaro ao PL o coloca em caminhos políticos opostos nas eleições de 2022, em relação a Ronaldo Caiado, ao contrário de 2018, quando os dois comungavam da mesma ideologia político-partidária, apesar de estarem em partidos diferentes. 

Apagou 

A deputada federal Magda Mofatto (PL) deletou de suas redes sociais o vídeo em que parece num helicóptero, armada, criticando a polícia pela demora na captura do criminoso Lázaro Barbosa, e que iria capturá-lo. 

Presídios  

Como é certo que quase sempre em revistas feita em presídios são encontrados celulares em celas, o deputado Júlio Pina (PRTB) defende, por meio de projeto, que esses aparelhos sejam destinados a alunos da rede de ensino estadual. 

CURTAS 

– A Câmara de Goiânia avalia se arquiva ou pauta o projeto que concede cidadania goianiense à cantora Marília Mendonça, que morreu na sexta-feira em acidente aéreo.