Coluna

Tentáculos da Igreja Universal alcança o DF e Prefeitura de Goiânia

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 01 de fevereiro de 2022

A Igreja Universal é maior do que o partido Republicanos e tem planos para eleger pelo menos três deputados federais por Goiás e, no mínimo, dois pelo Distrito Federal. Os tentáculos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) já envolveram o governador da Capital do País, Ibaneis Rocha (MDB), que recebeu as bênçãos do coordenador político nacional de Edir Macedo, Bispo Alessandro Paschoall, para apoiá-lo. Até aí, normal em política, mas a orientação do líder máximo da IURD é reforçar a nominata de candidatos do Republicanos também em Goiás, de preferência ligados à Prefeitura de Goiânia, onde os evangélicos dominam os principais cargos. Na corrida para conquistar uma cadeira na Câmara Federal, o deputado estadual Jeferson Rodrigues sai na frente e busca ‘herdar’ os votos de João Campos. O problema é que João Campos até agora não viabilizou a vaga ao Senado e, para não perder espaço político – caso não seja candidato –, terá que disputar novamente o mandato de deputado federal.

Pé no Entorno

O presidente da Goinfra e da Agehab, Pedro Sales, fincou bandeira de candidato a deputado federal no sábado em Novo Gama. Sales é um dos fiéis escudeiros do governador Ronaldo Caiado e tem demonstrado afinidade política com a região do Entorno.

Continua após a publicidade

É crime!

O Ministério Público Federal protocolou denúncia contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por declarações homofóbicas. A prática já é reconhecida no Superior Tribunal Federal (STF) como crime de preconceito. Em entrevista ao Estadão, o ministro vinculou  homossexualidade a “famílias desajustadas.

Pera lá

O prefeito de Jataí, Humberto Machado (MDB) diz que Lula cospe no prato que comeu ao rejeitar aliança com a legenda. “Quando Lula ganhou a eleição presidencial, quem ele convidou para assumir os rumos da economia foi Henrique Meirelles”, lembrou.

Reviravolta

Pouco mais de um mês após ter o projeto que permitia a antecipação da Mesa Diretora rejeitado, a Câmara de Anápolis pautou e aprovou – com dois votos contrários – ontem a nova diretoria. Assume o atual vice, Domingos Paula (PV).

Perfil

Domingos, ou Dominguinhos, como é conhecido, responde por abuso de poder político e está com o mandato sendo questionado na Justiça Eleitoral por disparos em massa de propagandas de WhatsApp em 2020, mesmo ano em que foi denunciado por importunação sexual dentro do gabinete. Ele nega as acusações.

Interessado

De olho no desempenho dos adversários nas urnas em outubro e a possível cooptação de vereadores da base, o  prefeito Roberto Naves (PP) não queria que a Mesa Diretora fosse definida depois das eleições. Preocupação: perder a governabilidade.

Curtas

Depois da divulgação de dados que constatam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou quase 30 milhões com cartão corporativo, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) disse que acionou o TCU para investigar a gastança.