Secretaria da Mulher realiza evento

Nesta quinta-feira (28), às 15h30, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) realizará a 17ª edição do Café com Feminismo,

Postado em: 28-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Nesta quinta-feira (28), às 15h30, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) realizará a 17ª edição do Café com Feminismo, que, em virtude do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado no último dia 25, terá como tema “Mulheres Negras: conquistas e desafios no mercado de trabalho”. A palestrante da vez é Vanda Vieira, coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado do Espírito Santo e liderança nacional de movimentos pela igualdade racial e de gênero. A atividade acontecerá no Auditório Sueli Fraissat, localizado na sede da secretaria, Rua 16 A, nº 350, Setor Aeroporto.

A discriminação contra as mulheres ainda persiste na sociedade e com as mulheres negras a situação é bem pior. Essas, além de enfrentar o sexismo, deparam-se com o racismo ao procurar espaços no mercado de trabalho, que muitas vezes não exige apenas a qualificação das candidatas, mas também estabelece um perfil feminino estereotipado para a ocupação da vaga disponível.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) revela que 2,4 milhões de mulheres negras estavam desempregadas no Brasil em 2014. Em relação às que tinham emprego, apenas 31,3% trabalhavam com carteira assinada. 

Veja Também