Asban e Procon orientam correntistas

Com a greve dos bancários iniciada hoje (6), a Asban orienta que o consumidor busque canais alternativos para pagar suas contas, como

Postado em: 06-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Com a greve dos bancários iniciada hoje (6), a Asban orienta que o consumidor busque canais alternativos para pagar suas contas, como casas lotéricas, correios, rede de supermecados, internet banking, aplicativo do banco no celular (móbile banking), caixas eletrônicos e os correspondentes bancários. Vale lembrar que alguns destes serviços têm limite de valores para saques e pagamentos. 
Boletos de mensalidades escolares, operadoras de planos de saúde e lojas de departamentos, por exemplo, podem ser pagos diretamente nos estabelecimentos ou por débito em conta. O Procon alerta que em caso de financiamentos, ou seja, processo de concessão de crédito para compra de imóvel ou veículo, o banco não pode cobrar encargos e deve arcar com os custos se houver um reajuste no valor durante a greve.
Ainda de acordo com o Procon, o consumidor deve buscar todos os meios possíveis para realizar o pagamento de boletos e anotar provas da tentativa, como o número do protocolo de atendimento ao ligar no SAC de determinada empresa. Caso as tentativas de pagamento sejam esgotadas sem sucesso, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa e o consumidor não poderá ter seu nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito.
O Procon ainda orienta que o consumidor não solicite a ajuda de estranhos, para evitar golpes comuns nos períodos de greves. Em caso de dúvida, o Procon deve ser acionado pelo número 151, ou o (62) 3201-7100 para consumidores que moram no interior.

Veja Também