Projeto da UFG pesquisa coinfecção de bactérias e Covid-19 em crianças

O projeto foi um dos 20 selecionados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Postado em: 23-06-2021 às 17h55
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto da UFG pesquisa coinfecção de bactérias e Covid-19 em crianças
O projeto foi um dos 20 selecionados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). | Foto: Reprodução

A professora Lilian Carla Carneiro, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), da Universidade Federal de Goiás (UFG), e sua equipe, estão comandando uma pesquisa sobre a infecção simultânea de Covid-19 com outros vírus. O projeto foi um dos 20 selecionados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

O trabalho, intitulado “Caracterização da multirresistência de Pseudomonas aeruginosa em coinfecção com Covid-19 e vírus respiratórios em infantis hospitalizados”, participa 7ª Edição do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). Os pesquisadores terão dois anos para concluir o projeto, visto que a literatura sobre o vírus ainda é bastante limitada.

“O fomento da Fapeg para esta proposta possibilitará a investigação científica, viabilizando aos pesquisadores o desenvolvimento de um estudo em que os resultados serão de grande impacto no âmbito epidemiológico e da saúde pública, aumentando a qualidade de vida das pessoas”, comentou Lilian Carneiro.

Continua após a publicidade

A bactéria P. aeruginosa é comum em pacientes hospitalizados e costuma ser resistente a antibiótivos. Segundo a professora, “é um patógeno humano oportunista capaz de causar vários tipos de infecções agudas e crônicas que ameaçam a vida, sendo um importante patógeno para pacientes imunocomprometidos”. A pesquisa receberá investimentos de R$ 149.999,88.

Veja Também