Revitalização asfáltica será concluída com 1 ano de atraso

Obras deveriam ter sido finalizadas no fim do ano passado, mas se tornaram um desafio da nova gestão

Postado em: 24-06-2021 às 07h58
Por: João Paulo
Imagem Ilustrando a Notícia: Revitalização asfáltica será concluída com 1 ano de atraso
Obras deveriam ter sido finalizadas no fim do ano passado, mas se tornaram um desafio da nova gestão | Foto: Jota Eurípedes

O serviço de revitalização e recuperação do pavimento asfáltico de Goiânia pode terminar com um ano de atraso. Isso porque a expectativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) de término do serviço que tem como objetivo recuperar 630 quilômetros de vias ficou para novembro. O atraso ocorreu após paralisação dos contratos firmados ainda na gestão de Iris Rezende sob suspeita de irregularidades. A suspensão ocorreu em março e os serviços retornaram no último mês.

Uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) chegou a ser instalada, mas a investigação acabou engavetada após não serem encontradas irregularidades. A suspensão do contrato, inclusive, foi o estopim para o rompimento do MDB com Rogério Cruz. Apesar do imbróglio inicial, o titular da pasta, Fausto Sarmento, destaca que 52% das obras já foram concluídas. Ou seja, faltam pouco mais de 300 quilômetros para o término.

O serviço irá beneficiar 111 bairros de todas as regiões de Goiânia. Fausto explica como foi feito o serviço. “É importante reforçar que o que está sendo feito não é uma operação tapa-buraco. A gente está reconstruindo aquelas vias que já estão com o asfalto bem inutilizado e, nos locais onde a pavimentação ainda está em condições razoáveis, sem trinca ou afundamento, a gente aplica o microrrevestimento, que consiste numa camada mais fina e que dá sobrevida ao asfalto e faz com que ele dure mais tempo.”

Continua após a publicidade

Fausto destaca que, até o momento, 43 bairros foram completamente contemplados pelo serviço e que ainda faltam 68 bairros que irão passar pelo processo de recuperação de vias. “Vale lembrar que as extensões dos bairros não são iguais e por isso há essa diferença na porcentagem. Por isso, esperamos finalizar todo o serviço em novembro deste ano”, destaca.

Segundo a Seinfra, os bairros que já receberam totalmente a recuperação de asfalto são: Guanabara, Riviera, Parque Amazônia, Parque das Flores, Parque Atheneu, Riviera, Jardim Bela Vista, Bairro Capuava, Jardim América, Bairro Feliz, Universitário, Bairro Goiá

Já o Setor Bueno, Setor Oeste, Setor Marista, Jardim Goiás, Setor Sul, Setor Bela Vista, Setor Pedro Ludovico, Vila Redenção, Bairro Alto Da Glória, Setor Santa Genoveva, Setor Jaó, Jardim Balneário Meia Ponte, Parque Das Nações, Setor Perim, Setor Gentil Meirelles, Jardim Novo Mundo, Setor Campinas, Jardim Europa, Parque Ind. João Bráz, Finsocial, Bairro Dos Aeroviários, Novo Horizonte, Itatiaia, Chácara do Governador foram parcialmente atendidos.

Sobre os bairros que ainda não foram atendidos, a prefeitura dividiu por lotes. O lote 2 é formado pelos setores Goiânia 2, Jardim Pompéia, Vila São Judas Tadeu, Setor Urias Magalhães, Residencial Alice Barbosa, Residencial Morumbi, Setor Norte Ferroviário, Vila Cristina, Jardim Mariliza, Setor Água Branca, Jardim Brasil, Loteamento Aruanã Park, Jardim Maria Luiza, Parque das Laranjeiras, Setor Recanto das Minas Gerais, Bairro Santo Hilário, Conjunto Fabiana e Jardim da Luz.

O lote 3 é composto pelo Setor das Nações, Setor Santos Dumont, Vila Regina, Bairro São Francisco, Setor Sudoeste, Bairro Ipiranga, Jardim Ana Lúcia, Jardim Atlântico, Parque Anhanguera, Jardim Presidente, Bairro Vila Boa, Parque Oeste Industrial, Vila Rezende, Parque Eldorado, Jardim Planalto, Residencial Talismã, Residencial Forteville, Setor Santa Rita, Setor Estrela Dalva, Setor Recanto do Bosque, Jardim Curitiba, Jardim Colorado, Vila Mutirão, Bairro Floresta, Jardim Vista Bela, Bairro da Vitória, Residencial Brisas da Mata e Setor Cândida de Morais.

Por fim, no lote 4 estão o Setor Aeroporto, Vila Americano do Brasil, Setor Sol Nascente, Vila Santa Rita, Vila Canaã, Esplanada dos Anicuns, Setor São José, Bairro Rodoviário, Setor Centro Oeste e Setor Marechal Rondon.

Outras obras

O secretário ainda pontuou que outras obras viárias importantes estão também têm previsão de serem entregues ainda este ano, como o viaduto da Marginal Botafogo sob a Jamel Cecílio. O elevado que passa pela última avenida foi inaugurado no ano passado e, no momento, a prefeitura trabalha na construção das paredes de sustentação da trincheira.

“Fizemos toda a canalização do Córrego Botafogo e o ponto da construção da conexão que sai da Avenida Jamel Cecílio com a Marginal Botafogo já estava pronta para ser levantada. Infelizmente, tivemos um problema recente pela chuva que caiu na Capital e arrastou todo o escoramento das encostas que estava pronto. Mas nada de muito grave. A previsão de entrega é para setembro”, pontua.

O viaduto da Enel, segundo o secretário, está com 50% das obras concluídas. O viaduto será uma importante ligação entre o Setor Universitário e o Jardim Novo Mundo passando sobre a BR-153. “As vigas de aço que darão sustentação à trincheira já estão no local e, com isso, será feita a travessia. As colocações se darão com o auxílio de um guindaste e, após isso, a obra já entra na sua fase final. É coisa de três meses no máximo para ficar pronto.”

Já as obras do viaduto da BR-153 com a Avenida Jamel Cecílio tem previsão para iniciar em julho, de acordo com o secretário. “Ali foi o que teve uma demora para conseguir autorização da ANTT [Agência Nacional de Transporte Terrestre] e da Triunfo Concebra [concessionária da rodovia] para acertamos procedimento e outros detalhes da obra. Que eu tenho conhecimento, não houve alteração no projeto”, finaliza.

Veja Também